segunda-feira, 20 de outubro de 2008

ORIENTAÇÕES PARA AS ELEIÇÕES DA NOVA DIRETORIA DA IGREJA

Normalmente, as igrejas batistas no mês de outubro, escolhem suas comissões de indicações, a fim de que possam, em novembro ou dezembro, através de Assembléia Geral Extraordinária, escolher a diretoria do próximo ano.
É interessante pereceber, que há em muitas igrejas nesse período, uma corrida, uma vontade e em algumas delas inclusive, um jogo, onde por vezes pretendem eleger pessoas que não tem condições para este o aquele ministério, porém em nome da amizade ou cumplicidade , as igrejas elegem irmãos despreparados que não querem aprender nada sobre liderança, mas querem ter seus nomes na lista da diretoria.
O presente texto tem como objetivo, possiblitar uma reflexão e.ao mesmo tempo , uma orientação, de como as igrejas devem andar neste período onde será eleita a nova diretoria.

1- ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS PARA A COMISSÃO DE INDICAÇÃO

1.1- Pressão Psicológica- convidar irmãos que fazem parte da sua turma, porém já é sabido antecipadamente, que ele ou ela, não sentem nenhum chamado para aquele ministério.É preciso compreender que, o chamado é o Senhor Deus,embora ele vai usar a comissão de indicação. O problema está quando a comissão na tenttiva de fazer seu trabalho, abusa da sua autoriedade, ou seja, invés de convidar ela pressiona.
1.2-Resistência- funciona quando um grupo de irmãos decidem boicotar um mnistério, ou mesmo um(ã) irmão(ã), porque quem foi insicado não faz parte do seu time. Vale lembrar que pode não fazer parte do seu time, mas faz parte do Reino de Deus. É importante considerar no proceso da procura ,o carater , a competência e a combinação dos dois fatores, a fim de que, o trabalho possa fluir.
1.3- Convidar irmãos ausentes- de maneira nenhuma deve-se convidar quem está ausente ou afastado, a fim de que, ele ou ela, volte para a igreja. Um ministério na igreja, naão deve ser usado como pretexto para um membro voltar para a igreja. quem está ausente precisa de uma visita, apoio, atenção.Hoje, a maioria das igrejas já entendem e aceitam esta verdade, embora há ainda alguns que querem na tentativa de agradar determinado membro, convidá-lo(a) para fazer parte de um ministério.
1.4- Não respeitar as orientações da Comissão de Indicação-normalmente essas comissões são ímpares(três, cinco, sete). É preciso que os integrantes da referida comissão, trabalhe respeitando os critérios que ela mesma, com o apoio pastoral, estabeleceram. Se cinco irmãos estão trabalhando, cada um numa direção, o rsultado será péssimo. cada comissão de Indicação eleita pela sua Igreja, precisa acreditar que o Espirito santo, há de conduzí-los a vitória.
1.5- Ministérios vagos(vazios)- há caso onde ninguém aceitou um determinado ministério. minha sugestão é que este ministério fique vago,pois há casos de na tentativa de ter alguém, convidar um irmão(ã) para quebrar um galho. um minisério numa igreja não é um quebra galho, é uma semente que está sendo plantada, ou que que já germinou e alguém precisa(deveria) continuar a tarefa.

2- ORIENTAÇÕES PARA OS CANDIDATOS INDICADOS PELAS COMISSÕES


2.1- Ore e leia a bíblia- quando yum membro é indicado pela comissão, a primeira coisa a ser feita é buscar ao Senhor Deus, em oração e lendo a sua palavra. Ser impulsiivo em querer dar uma resposta rápida, sem nenhuma preocupação de buscar a deus, revela despreparo, ansiedade, como também pode ser que esta seja a sua tendência no seu cotidiano.Isto significa, que da mesma maneira que age com esta impulsividade para responder, também fara igual se estiver liderando um determinado ministério.
2.1- Pense a igreja como um corpo- o membro que está sendo convidado para fazer parte de um ministério, precisa considerar que o convite é para um ministério, e não para uma panela que já existe ou que ele(a)queira criar. É claro que existem nas igrejas irmãos mais próximos uns dos outros, agora é preciso considerar que o convite é para liderar e não para uma panela. Alias alguns até podem pensar na possibilidade de uma opanela, onde a também precisa estar aberta, para que, quem quiser entrar- entre, porém quem decidir sair- saia. Vale a pena ler I Corintios 12 e 14.
2.3-Os indicados devem ser orientados no sentido de que, caso aceitem o convite é para ficar até o final- muitos aceitam, mas diante do primeiro probleminha, querem logo sair, pois tem nehum compromisso.infelizmente, há em muitas igrejas, pessoas que querem ver seus nomes na lista da diretoria, porque talvez se sintam valorizadas, porém elas mesmo, vivem dilemas internos, que não serão superados tendo um cargo, mas sim procurando ajuda profissional.
2.4-Se o membro foi eleito(a), precisa estar disposto a pagar o preço de participar das reuniões da diretoria- se ele foi consultado(a), indicado(a), eleito(a) e não pretende se envolver, porque aceitou?. Há muitos membros que querem fazer, mas não querem avaliar o que está sendo feito. Evidentemente, existem reuniões que são cansativas, mas é preciso considerar que há um preço para ser pago quando se é eleito.
2.5- Dois citérios básicos:
2.5.1- Para fazer parte de uma diretoria é necessário ser dizimista ou ofertante- há aqueles que estão dispostos a liderar, mas não querer contribuir.Querem apresentar propostas, mas não se envolvem com os custos da sua própria proposta,por isso ficam sem autoridade. A frase :Eu fui chamdo para liderar, mas não sou chamado para ofertar, revela que algo está fora do lugar
2.5.2- Nenhum membro deverá(deveria) ter mais do que três ministérios- embora há suas excesões, a membrezia da igreja precisa considerar que há irmãos que devido sua habilidade notoria diante da igreja ele(ela) está em todas, mas os resultados podem ser prejudiciais, precisa haver um limite, o que possibilita também que outros , possam também se envolver.

CONCLUSÃO
Sugiro que pelo menos dois livros sejam lidos por aqueles que vão se tornar líderes de ministérios:
Igreja, por que se importar de Philip Yancey
Liberando o Fluir do Avivamento de Gregory Frizzell
Romeu José Tavares