quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Lição nº 1- A ALEGRIA NA ADVERSIDADE

ALEGRIA NA ADVERSIDADE

Texto básico: Filipenses 1.12-13

"E quero , irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuiram para maior proveito do evangelho, de maneira  que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretopriana, e por todos os demais lugares".

Para começar, vamos cantar:

Hino 339 do Cantor Cristão - Não consintas

I
Oh! não consintas tristezas
Dentro do teu coração;
Tendo fé firme no mestre,
Segue-o sem hesitação.

Estribilho

Não consentir!Não consentir
Que qualquer dor ou triosteza
Venha apagar teu amor!
Oh!Não temer!Nunca ceder!
Em teus apertos te lembra
Que Cristo é o teu Protetor
II
Se por acaso desgostos
Vierem trazer-te temor,
Nunca te esqueças de Cristo,
Que é teu maior Protetor.
 III
Deixa,pois, tua tristeza,
Toda incerteza e temor;
Paz e prazer tu em breve
Receberás do Senhor.

Nota: Normalmente ,não conseguimos cantar diante das adversidades, inclusive, muitos podem nos ver como ironicos ou pessoas que colocam lentes coloridas  diante da realidade, por vezes crua e nua.

Quem vive ou quer viver marcado pela alegria precisar pensar :

É na adversidade que amadurecemos - este é o preço.

1- A alegria na diversidade- somente é possivel ,se realmente  não temos culpa no cartório, pois sofrer com base em culpa real, é literalmente justo, embora o sofrimento possa ser além da conta. Depende de que faz e ajusta as contas.
O que o apóstolo Paulo sofreu não foi barato, porém muitos estão pregando um evangelho barato, enquanto, outros comerciantes e mercernários das boas novas quem vender o Reino de Deus- não está à venda.

2- Quando a adversidade da nossa vida se constitui terra fertil para produção de alegria- tão somente para expandir o evangelho. Deus usa os nossos sofrimentos para mudar o nosso carater. Nosso caso de Paulo o sofrimento que ele suportou é porque ele era um homem integro, mas Senhor intenciova propagar o Reino Dele. Esta questão nos remete á parabola do semeador, quando Jesus ao narrá-la descreveu que o semeador começou a semear, mas um semente caiu no meio do caminho, outra no meio dos espinhos e outra entre as pedras e a última caiu em boa terra. Esta produziu frutos, enquanto aquelas se perderam.

3- É possível ser alegre na adversidade quando me submeto a minha adversidade para ser usada por Deus como ferramenta no progresso do Evangelho-  precisamos ter a coragem de colocar nosso sofrimento no altar, a fim de que , Deus usa a nossa dor e assim, somente assim ,é que o evangelho progride.

CONCLUSÃO

A leitura de Romanos 5.3-5 nos diz assim:

1-E não somente isto, mas também nos gloriamosnas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
2-E a paciência a experiência, e a experiência a esperança,
3-E a esperança não traz confusão,porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações, pelo Espírito Santo que nos foi dado.
PARA PENSAR

Se conseguirmos enfrentar o sofrimento debaixo da graça do Senhor Jesus,o nosso sofrimento será uma semente para alcançar muitos que não conhecem a Jesus Cristo como Senhor e Salvador.
A decisão é de cada um. Você decide!

Observação final: esta lição originalmente foi escrita pelo pastor   Lécio Dornas, na revista Palavra e Vida 1º Trimestre/2012, embora as considerações e adaptações ,são minhas.


Acompanhe os outros estudos.


























terça-feira, 10 de janeiro de 2012

NOSSA MISSÃO,VISÃO, ESTRATÉGIAS, VALORES E COMPROMISSO MINISTERIAL

MISSÃO,VISÃO,ESTRATÉGIAS,VALORES E COMPROMISSO MINISTERIAL 
DA IBAJAP( igreja Batista em Jardim Progresso)
Missão
Ser uma igreja que crê no poder do Espírito Santo, para testemunhar do amor de Deus, disposta a aobedecer o Ide de Jesus, para fazer novos discipulos, batizar e pregar a palavra que Ele nos deixou. 

Visão 
Ser uma igreja que represente um sinal histórico relevante do Reino de Deus para aqueles que estão procurando uma Igreja e querem conhecer o Senhor e fazer a sua vontade. Que desejam adorar, servir e seguir a Jesus, dispostos para sair do templo, e viver um novo tempo, uma nova história.

Estratégias
Ser uma igreja que realize cultos inspiradores. 
Ser uma igreja com uma espiritualidade saudável, contagiante e que a estrutura organizacional seja prática, flexível e funcional.
Desenvolver os seus dons espirituais, aprimorar suas habilidades e talentos naturais, a fim de que, a ação dos ministérios seja integrada as necessidades da Igreja e da comunidade.

Valores
Cremos que Deus fala através do Espírito Santo, por intermédio da Bíblia, oração, das circunstâncias e da igreja.
Reconhecemos que é necessário construirmos relacionamentos marcados pelo amor fraternal, integridade, honestidade e transparência, para cumprirmos a missão e a visão que o Senhor nos revelou.

Compromisso Ministerial
Uma liderança preparada para edificar, equipar e avaliar os projetos, programas e atividades da igreja. Uma liderança motivada,capacitada e treinanada para formar novos líderes e novas equipes, e que tenha acima de tudo, discernimento para tomar decisões corajosas, coerentes e consensuais.

Apresentada  à igreja em dezembro de 2008