segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Lição nº 3- DEUS USA A SUA ADVERSIDADE PARA CURAR O CARÁTER DE OUTRAS PESSOAS


Tema  Geral:MARCADOS PELA ALEGRIA
Lição nº 3- Deus usa a sua adversidade para curar o caráter de outras pessoas
Texto básico: Filipenses  1.15-18 

"Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa mente;
uns por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho;
mas outros, na verdade , anunciam a Cristo por contenção,não puramente, julgando acrescentar aflição as minhas prisões.
Mas que importa ? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento, ou em verdade, nisto me regozijo e me regozijarei sempre".

Na prática tanto o sofrimento de Paulo, quanto o nosso ,revela quem realmente somos .
Crescer é bom , porém há momento que dói, porisso que há dentro de cada um de nós: de uma lado queremos amadurecer, mas não queremos ser arrancados do nosso galho.
É na adversidade que o nosso carater é revelado. O pastor Lécio Dornas cita uma frase interessante:" A adversidade pode até matar você, mas não vai envergonhar você, quer na vida, quer na morte. Cristo será glorificado."
Na verdade a adversidade pode nos matar, porém o que nos destroi literalmente é a nossa reação diante dos nossos problemas.
As lutas de Paulo permitiu que o evangelho crescesse. Será as nossas adversidades são instrumentos para a propagação do evangelho ? sendo assim, podemos afirmar:
1- Nossas adversidades purificam nossas motivações- é triste  saber que muitos hoje abrem igrejas e pregam o evangelho por motivos escusos. infelizmente, existem aqueles que anunciam as boas novas , motivados para enganar a boa fé de gente série e que acredita naqueles que se colocam como representantes do  Reino de Deus.
2- Jesus Cristo é a  nossa motivação para viver - quando encaramos que nossas adversidades como instrumentos de cura na vida de outras pessoas, pressupõe que  estamos permitindo que Jesus , médico dos médicos, esteja nos tratando, para que possamos vivermos  de maneira íntegra.
                                                   Nota: Durante muito tempo, não conseguia aceitar ou entender  o versiculo 18 de Filipenses capítulo 1, mas há mais de trinta anos,  um pregador contou como surgiu a primeira Igreja Batista de Marília, interior de São Paulo(Brasil). Ele contou que há muitos anos atrás, um homem bêbado tinha a mania de nas tarde de domingo, ir para a praça e mesmo tocado de bedida alcoolica, dizia que era muito importante ler a bíblia. Um casal  tinha o hábito de vir para frente de sua casa dominicalmente, ouvia recado de alguém que teoricamente não tinha autoridade para anunciar as boas novas, porém aquele casal comprou um bíblia, começaram a ler sozinhos em casa, se converteram ,e assim  nasceu a pib de Marília, que fica há mais de 400km da capital paulista.
Que a nossa adversidade, seja instrumento para tratar daqueles que realmente precisam e desejam ser tratados por dentro.