sábado, 13 de outubro de 2012

Lição 1- 4ºTrimestre-2012-Experimentem a Vontade de Deus

EXPERIMENTEM A VONTADE DE DEUS
Texto básico: Romanos12.1-2

                  "Rogo-vos pois, irmãos , pela compaixão de Deus que apresenteis os vossos corpos em sacríficio vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa , agradável e perfeitavontade de Deus"


          1- Precisamos nos apresentar diante de Deus e diante dos homens de uma maneira honesta, transparente e coerente daquilo que cremos e vivemos. Muitos invertem as palavras o texto diz para os apresentarmos, porém muitos compreendem assim: vamos representar diante de Deus.Tranacrevendo o texto da lição nº 1 da EBD da CBF-Revista Palavra e Vida-4º Trim/2012, o autor diz assim:

"Vivenos dias dificeis, quando o palavrório religioso está roubando o lugar do ensino fervoroso, quando o blá-blá-blá evangélico está ocupando o espaço da influência benfazeja de cristãos maduros sobre a vida de discipulos iniciantes. Eis o conselho de Paulo  para a  nossa igreja hoje: Chega de conversa fiada! Está na hora de vocês, cristãos, mostrarem o verdadeiros evangelho por meio de ações concretas, subsidiadas por condutas integras e posturas corajosas, brilhando como estrelas, diante de uma cultura relativista e malignamente em desordem".
A igreja de hoje, pelo menos as chamadas tradicionais pelo de caminhanda, ainda que tempo necessariamente não significa conhecimento, compreensão e compromisso, teoricamente, já entende o significado prático do que é  ser um sacrifício vivo diante de Deus.
        2-Em segundo lugar, o texto  aponta, exorta, indica a tomada de posição no sentido de não sermos conformados, mas claramente é perceptivel no contexto eclesiástico atual, uma postura serena de  aceitação diante de tantos gritos, onde deveríamos clamar  e dizer que as coisas deveriam ser diferentes, mas preferimos o silêncio. Mudar a maneira de pensar é profundamente díficil, quando  é preciso reconhecer que a nossa historicidade nos formou passivos, indiferentes e distantes , diante das mazelas de um mundo sistematicamente diabólico.
       3- Para muitas pessoas experimentar a vontade de Deus é  quase uma utopia, um sonho, um devaneio inatingível, todavia para àqueles que estão em processo de transformação, sabem que é dificil, mas não é impossivel.

                Vale lembrar: "Porque para Deus nada é impossível" Lucas 1.37