quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Lição nº 2- QUANDO DEUS USA A NOSSA VIDA NA ADVERSIDADE

"E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra  mais confiadamente, sem temor"
 Filipenses 1.14

A princípio, parece até uma contradição, Deus usar a nossa adversidade, quando na verdade, muitos de nós, pensamos exatamente o conttrário, ou seja, se estamos enfrentando um  conflito estamos pagando a conta do erro, do pecado , seja pela tranagressão ou omissão. A grande questão que envolve esta lição é: Deus pode usar nossos problemas para nos abençoar?
A lição é focada nesta perspectiva, o que nos faz pensar e refletir sobre o propósito de Deus para nossas vidas diante dos infortúnios que cada um , na trajetória da vida precisa passar. Vale ressaltar que por vezes não precisavamos passar, mas agora que estamos no barco, vamos ter que navegar na tempestade.
1- A maneira como enfrentamos a adversidade pode ser um instrumento para transformar nossas vidas e dos outros também- Alguém disse que não podemos transformar ninguém, mas quando nós trabalhamos para nos transformarmos, então os outros se transformam em relação a nós. Na prática, a maneira como encaramos os conflitos definem como os outros vão reagir . isto significa nossos conflitos é uma oportunidade de aprendizado e amadurecimento na direção relacional.
O apóstolo Paulo estava preso,porém percebeu claramente que o Senhor estava usando seu sofrimento para motivar os cristãos a continuar na senda do Reino. Quem estava fora da prisão sentiu-se motivado na proclamação do evangelho e Paulo questava preso, não se sentia um derrotado, muito pelo contrário. Pense agora: Você pode estar em um hospital, numa cadeira de rodas, numa cama, todavia isto não impede de falar do amor de Deus, mas se a sua ou a minha atitude for de revolta , então a nossa adversidade não acrescentará nada a ninguém. O pastor Lécio Dornas disse:                           Quando você pedir para Deus usar ,prepare-se. Ele vai usar, e vai fazer milagres, proezas e maravilhas por meio da sua adversidade"
Pense bem nas suas orações, para não reclamar depois
 
2-Quando a adversidade torna-se um impulso para a proclamação do Reino de Deus- Paulo estava preso, a igreja orando por ele e Deus agindo na vida da igreja primitiva. neste sentindo uma pergunta do pastor Lécio Dornas , torna-se questão vistal: será que o padecimento, sofrimento de alguém muda você ou não muda? 
Nunca me esqueci na minha atuação como secretário executivo do PAN 2007- jogos abertos e mim, porém o pastor Marcos Grava da Junta de Missões Mundiais disse-me: se eles realmente estão orando por você, Deus irá incomodá-los para lhe ajudar.

Conclusão

Quando Deus usa a nossa vida na adversidade ,significa que nós o buscamos para enfrentá-la. Esta é a diferença central: mesmo diante dos problemas precisamos continuar  sendo cristãos. O apóstolo Paulo deu o exemplo.Podemos, então, pedir ajuda do Espírito Santo, para enfrentar nossos dramas e lutas  com a graça do Senhor.