segunda-feira, 25 de julho de 2011

UMA IGREJA ALICERÇADA NA PALAVRA -Lição nº 1

Texto básico: Mateus 16.13-19

" Indo Jesus para os lados de Cesária de Felipe, perguntou a seus díscipulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros : Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. mas vós, continuou  ele, quem dizeis vos que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse; Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.Então , jesus lhes afirmou: bem-aventurado és, Simão barjonas, porque não foi a carne e o sangue que to revelaram, mas meu pai, que está nos céus.também te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra  edificarei a minha igreja,e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.dar-te-ei as chaves  do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus."
O Brasil tem inumeras editoras que produzem Bíblias em diversos tamanhos, cores e traduções, mas se não lermos a Palavra de Deus, outras palavras podem se tornar o fermento de uma igreja que tem tudo e pode não ter nada.
A base (alicerce) da Igreja é Jesus Cristo, não outro fundamento. Os cristãos não discutem esta verdade, mas na prática, vão colocando gradativamente outras bases, que infelizmente vão escondendo e escamoteando a pedra de esquina.
O autor da lição aborda três aspectos significativos deste alicerce:
1-Uma igreja alicerçada na Palavra valoriza suas raízes
A Igreja foi edificada na Rocha, que os edificadores rejeitaram e que infelizmente muitos também rejeitam. Há muitos realizando a obra de Jesus, sem a presença Dele. São igrejas com aparência de pessoas convertidas, salvas e convictas, todavia o cotidiano revela que Jesus está longe igreja ou a igreja está longe de Jesus.
O Jesus histórico e a história de Jesus, precisa ser em nossas vidas, uma experiência real,que ultrapassa os limites do conhecimento textual( a letra mata), é preciso existir assentimento em nossas coração, para que a história , não seja apenas informação,porém realize em cada um, transformação radical.
"Pedro disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo"- a raiz da igreja está nos céus, onde o Pai e o Filho estão juntos e o Espírito Santo, está em cada um de nós , que o recebeu.
Sem raiz ela pode morrer.
2- Uma igreja alicerçada na Palavra investe no presente com olhos no futuro-
É preciso pensar e repensar em nossa prática, a fim de que possamos alcançar os perdidos. Eles não vêm a igreja, então igreja precisar sair das quatro paredes. Cada igreja precisa reveler sua prática, sem esquecer que jesus é o modelo e  referencial.Precisamos ser relevante aonde estamos.Em João 10.10 as Escrituras afirmam" que o diabo veio matar, roubar e destruir". Não basta estar no templo, mas é necessário ser igreja fora do templo em todo o tempo.
O futuro já começou ontem, hoje é o presente , então o futuro já chegou.
3- Uma igreja alicerçada na Palavra é abrigo para os exilados da fé-
Se a vida fosse fácil, Jesus não diria: "tende bom Animo eu venci o mundo"
 Pensando bem, a igreja é um campo de refugiados em Cristo Jesus, no entanto, muitos pregadores  escondem debaixo dos tapetes , a realidade crua e nua do nosso dia-a-dia.
Prega-se por aí, que:                                                                                                                  a- Fomos chamados para ser cabeça e não calda.
b-Todo crente é um pastor
c- Cada um deveria fundar uma igreja
Por isso nas  palavras do pastor Vanderlei 
"Quando passa a empolgaçãio e não comtemplam as coisas acontecendo conforme prometidas, distanciam-se, dilsiludem-se e se revoltam contra Deus e tornam-se inimigos da igreja, exilando-se dela".
Muitos estão nas igrejas por adesão, mas sem compromisso.Querem ver as coisas acontecer, mas não estão dispostos a dar sua parcela de contribuição.
Em Romanos 8.31-39, nos diz que nada vai nos separar do amor de Jesus, porém há muitos, por motivos banais desistem, ficam desiludidos e preferem deixar a igreja.


O QUE É SER IGREJA HOJE?

                                             O que é ser igreja hoje ?                                                             Possivelmente, é a grande pergunta feita dentro do contexto eclesiástico?
A igreja de hoje é diferente do passado, não tão distante,pois como tudo muda e continuará mudando a igreja, tem diversas doutrinas, por isso o surgimento de diversas denominações, formas de liturgias, objetivos, metas e critérios administrativos.
Há mais ou menos 150 anos atrás, quando o cristianismo evangélico/protestante foi trazido pelos missionários , nos possibilitou conhecer a verdade -  Jesus Cristo.
Os textos que serão escritos de uma maneira breve, é na prática um resumo das lições da revista" Palavra e Vida" editada pela Convenção Batista Fluminense,direcionada para Jovens e Adultos.
As lições foram escritas pelo pastor Vanderlei Batista Marins, pastor titular da Igreja Batista em Alcantara- São Gonçalo- Rio de janeiro.
A  princípio ,a contribuição dos resumos apresentados ,tem haver como instrumento de análise e critíca para professores das E.B.D, porém em um segundo plano, um incentivo àqueles que não vão a Escola Bíblica Dominical,mas que podem ser motivados a reflexão de um dos temas mais interessantes na atualidade: ser igreja hoje.