terça-feira, 6 de outubro de 2009

UMA VIDA PRECIOSA

UMA VIDA PRECIOSA
Texo básico Atos 20:17-27
Mensagem pregada no culto da noite
Igreja Batista em Jardim Progresso
Trindade- São Gonçalo/RJ
Nota: Um esboço resumido da mensagem
Introdução:
Todos entendemos que aquilo que é precioso custa muito caro, brilha, reluz, mas prefiro dizer que tudo o que é precioso faz falta e provoca uma sensação de ausência.
Nós somos o país que vende as suas riquezas por bagatelas,porque há dentro circulo político,líderes que preferem privatizar o que está dando certo e abandonar o que realmente precisam de ajuda.
Nós somos o país do pré-sal que vai gerar uma enorme quantidade de empregos, mas também vai alimentar a fome dos corruptos, que vivem das chances de ter tudo, fazendo muito pouco.
Nós somos o país , onde muitos entram na Amazônia,exploram a nossa fauna e depois querem registrar plantas como sendo propriedade deles.
Nós somos o país onde muitos atualmente conseguem reconhecer que aqui tem muita coisa boa e bonita pra ser vista , sem desmerecer outros países ,abençados tanto quanto, a nossa terra chamada Brasil.
Desenvolvimento:
1- Uma vida preciosa é aquela que reconhece a necessidade de termos um bom comportamento . Veja versículo 18
Nunca esqueci certa vez, quando o pastor Olavo Guimaraes Feijó, disse sobre a importãncia de termos uma postura ministerial. Todos nós precisamos ter cuidado com a nossa trilha sonora cotidiana. O nosso andar também fala , prega e desprega.
2- Uma vida preciosa é aquela vivida com alegria- Quando Jesus transmitiu o sermão do monte, nos ensina o que é ser feliz, mas nem sempre nós aprendemos, até porque, há momentos , por diversas circunstâncias, muitos não querem ser felizes.
O bom livro para lermos sobre o assunto, é "Vivendo com Propósitos" de Ed René Kivitz(editado pela Mundo Cristão), que disse:" felicidade é muito mais um jeito de ir, do que aonde queremos chegar". Tem muita gente que quer chegar, não importa se vai atropelar ou machucar alguns no meio do caminho.
3- Uma vida preciosa é aquela que entende as prioridades da vida.É dramático quando, nós andamos sem entendermos estes aspectos. O famoso pastor Larry Coy, quando ministrou seu curso "Conflitos da Vida" no Brasil , diz que as prioridades da vida são:
1- A vida;
2-O casamento;
3- A família;
4-A profissão;
5-O ministério
Quando aprendemos a definir nossas prioridades,a sensação de perdido e confusão passa.
Nós evangélicos comentemos erros que produzem sequelas pra vida toda. Muitos pastores e líderes valorizam o ministério do começo ao fim, causando frustração, principalmente, na família.
4- Uma vida preciosa é aquela que cumpre com alegria a carreira- versiculo 24
Carreira- significa - curso/trajetória/caminho
Carreira- significa também profissão- sua esfera de atividade
Qual é a tua carreira/ Qual é a tua profissão?
No passado muitas mulheres sonhavam com um princípe chegando em um cavalo branco, mas hoje, nem de charrete elas querem; todavia se você chegar com um carro 1.0- pode ser um bom começo, mas se for 1.4 -já avançou , porém se for 2.0 e tração nas quatro rodas, não temos nada mais para discutir.
O apóstolo Paulo era um fabricante de tendas Atos 18:3
Muitos acham que se poderão servir a Deus se estiverem no ministério.isto não é verdade. é apenas um mito que precisa ser repensado.Sua priofissão é e pode ser uma benção para você, sua família , sua igreja e a comunidade.
5- Uma vida preciosa é aquela que cumpre com alegria o ministério- verso 24
Qual é o teu ministério na igreja? Qual é o teu dom espiritual?
Quantos entram na igreja e não se envolvem com nada, literalmente nada
Leia Efeios 4:11;I Corintios 12:6-8;12:28 ; Hebreus 12:6-8; I Pedro 4:9-10
Conclusão
O objetivo final de uma vida preciosa de acordo com o texto básico é uma vida disposta a testemunhar.
O comportamento, a alegria, a carreira e o ministério é para tetemunhar do amor de Deus em nossas vidas.