sábado, 10 de março de 2012

Lição nº 5- Vivendo a alegria de pregar o Evangelho


"Segundo a m inha ardente  expectativa e esperança , de que em nada serei confundido; antes, com toda ousadia, Cristo será , tanto agora  como sempre , engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.
Porque  para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro"
Filipenses 1.20-21

O pastor Lécio Dornas disse nesta lição simples, profundo e significativo: temos que defender ,proclamar e viver, portanto a alegria da pregação está implicita e explicita nesta relação do falar e viver.
Evidentemente, que podemos falhar neste aspecto, porém se o fazemos e depois o                   Espírito Santo, nos comunica a nosso erro, temos que corrigir.
O discurso da mensagem precisa seguir o curso da vida, senão vamos viver de teorias, de oratórias, porém  a nossa prática ficará longe das nossas palavras, a começar das minhas.
Que a nossa alegria da pregação seja enxertada com a nossa prática que vai falar alto , ainda que, tenhamos em  determinadas situações viver em silêncio.
Vamos pregar e viver com alegria.
Um grande abraço

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Lição nº 4- Alegria na Integridade

Alegria na Integridade
Poderia ser o tema: Felizes são os integros, porque eles não serão divididos
Texto básico: Filipenses 1.27-30
"Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelhop de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé no evangelho.
E em nada vos espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade, é índicio de perdição, mas, para vós, de salvação, e isto de Deus.
Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele,
tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e , agora, ouvis estar em mim. " 

Integridade= qualidade de quem é integro. intereiza moral, retidão, imparcialidade 
Integro=inteiro, completo, incorruptivel.

O evangelho que atualmente muitos anunciam é a boa nova barata, colorida e sem dor.
O grande desafio do evangelho de Jesus Cristo  é a nossa transformação, refletida na luta entre a carne e o espirito, onde nossa inclinação apresentará os resultados para o lado de nossa tendência.
Muitos dentro das igrejas pensem ser convertidos, mas há indicios visíveis de que são convencidos, que resistem a Palavra e aceitam com muito prazer o engano.
Somente por haver lagria sincera naqueles que pagam o preço de ser inteiro, que não tem duas caras e que não se corrompem.
Há muitos anos atrás havia um programa de tv, chamado "Você decide", onde através do voto , aqueles que estavam assistindo poderima votar pelo melhor final daquela história.Era visivel perceber que a população brasileira, muitas vezes escolia o lado injusto, corrupto e desoneto..
Paulo nos versos acima nos exorta a ser um só(inteiro) na presença ou na ausência. 
Vale então as seguintes perguntas:
1- Quem somos diante do(a) chefe  na ausência dele ou dela?
2- Quem somos diante da esposa(o) na ausência dele ou dela?
3-Quem somos quando ninguém está nos vendo?
Somos chamados para crer e sofrer, o reflete o critério para entrar e ser um militante no Reino de Deus. É dificil , mas não é impossível. 


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Lição nº 3- DEUS USA A SUA ADVERSIDADE PARA CURAR O CARÁTER DE OUTRAS PESSOAS


Tema  Geral:MARCADOS PELA ALEGRIA
Lição nº 3- Deus usa a sua adversidade para curar o caráter de outras pessoas
Texto básico: Filipenses  1.15-18 

"Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa mente;
uns por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho;
mas outros, na verdade , anunciam a Cristo por contenção,não puramente, julgando acrescentar aflição as minhas prisões.
Mas que importa ? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento, ou em verdade, nisto me regozijo e me regozijarei sempre".

Na prática tanto o sofrimento de Paulo, quanto o nosso ,revela quem realmente somos .
Crescer é bom , porém há momento que dói, porisso que há dentro de cada um de nós: de uma lado queremos amadurecer, mas não queremos ser arrancados do nosso galho.
É na adversidade que o nosso carater é revelado. O pastor Lécio Dornas cita uma frase interessante:" A adversidade pode até matar você, mas não vai envergonhar você, quer na vida, quer na morte. Cristo será glorificado."
Na verdade a adversidade pode nos matar, porém o que nos destroi literalmente é a nossa reação diante dos nossos problemas.
As lutas de Paulo permitiu que o evangelho crescesse. Será as nossas adversidades são instrumentos para a propagação do evangelho ? sendo assim, podemos afirmar:
1- Nossas adversidades purificam nossas motivações- é triste  saber que muitos hoje abrem igrejas e pregam o evangelho por motivos escusos. infelizmente, existem aqueles que anunciam as boas novas , motivados para enganar a boa fé de gente série e que acredita naqueles que se colocam como representantes do  Reino de Deus.
2- Jesus Cristo é a  nossa motivação para viver - quando encaramos que nossas adversidades como instrumentos de cura na vida de outras pessoas, pressupõe que  estamos permitindo que Jesus , médico dos médicos, esteja nos tratando, para que possamos vivermos  de maneira íntegra.
                                                   Nota: Durante muito tempo, não conseguia aceitar ou entender  o versiculo 18 de Filipenses capítulo 1, mas há mais de trinta anos,  um pregador contou como surgiu a primeira Igreja Batista de Marília, interior de São Paulo(Brasil). Ele contou que há muitos anos atrás, um homem bêbado tinha a mania de nas tarde de domingo, ir para a praça e mesmo tocado de bedida alcoolica, dizia que era muito importante ler a bíblia. Um casal  tinha o hábito de vir para frente de sua casa dominicalmente, ouvia recado de alguém que teoricamente não tinha autoridade para anunciar as boas novas, porém aquele casal comprou um bíblia, começaram a ler sozinhos em casa, se converteram ,e assim  nasceu a pib de Marília, que fica há mais de 400km da capital paulista.
Que a nossa adversidade, seja instrumento para tratar daqueles que realmente precisam e desejam ser tratados por dentro.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

União de Blogueiros Evangélicos: Whitney Houston: vida e morte

União de Blogueiros Evangélicos: Whitney Houston: vida e morte: Atualização 13/02/2012 12h54 Whitney Ela nasceu Whitney Elizabeth Houston em um bairro com padrão de classe média na cidade de Ne...

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Lição nº 2- QUANDO DEUS USA A NOSSA VIDA NA ADVERSIDADE

"E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra  mais confiadamente, sem temor"
 Filipenses 1.14

A princípio, parece até uma contradição, Deus usar a nossa adversidade, quando na verdade, muitos de nós, pensamos exatamente o conttrário, ou seja, se estamos enfrentando um  conflito estamos pagando a conta do erro, do pecado , seja pela tranagressão ou omissão. A grande questão que envolve esta lição é: Deus pode usar nossos problemas para nos abençoar?
A lição é focada nesta perspectiva, o que nos faz pensar e refletir sobre o propósito de Deus para nossas vidas diante dos infortúnios que cada um , na trajetória da vida precisa passar. Vale ressaltar que por vezes não precisavamos passar, mas agora que estamos no barco, vamos ter que navegar na tempestade.
1- A maneira como enfrentamos a adversidade pode ser um instrumento para transformar nossas vidas e dos outros também- Alguém disse que não podemos transformar ninguém, mas quando nós trabalhamos para nos transformarmos, então os outros se transformam em relação a nós. Na prática, a maneira como encaramos os conflitos definem como os outros vão reagir . isto significa nossos conflitos é uma oportunidade de aprendizado e amadurecimento na direção relacional.
O apóstolo Paulo estava preso,porém percebeu claramente que o Senhor estava usando seu sofrimento para motivar os cristãos a continuar na senda do Reino. Quem estava fora da prisão sentiu-se motivado na proclamação do evangelho e Paulo questava preso, não se sentia um derrotado, muito pelo contrário. Pense agora: Você pode estar em um hospital, numa cadeira de rodas, numa cama, todavia isto não impede de falar do amor de Deus, mas se a sua ou a minha atitude for de revolta , então a nossa adversidade não acrescentará nada a ninguém. O pastor Lécio Dornas disse:                           Quando você pedir para Deus usar ,prepare-se. Ele vai usar, e vai fazer milagres, proezas e maravilhas por meio da sua adversidade"
Pense bem nas suas orações, para não reclamar depois
 
2-Quando a adversidade torna-se um impulso para a proclamação do Reino de Deus- Paulo estava preso, a igreja orando por ele e Deus agindo na vida da igreja primitiva. neste sentindo uma pergunta do pastor Lécio Dornas , torna-se questão vistal: será que o padecimento, sofrimento de alguém muda você ou não muda? 
Nunca me esqueci na minha atuação como secretário executivo do PAN 2007- jogos abertos e mim, porém o pastor Marcos Grava da Junta de Missões Mundiais disse-me: se eles realmente estão orando por você, Deus irá incomodá-los para lhe ajudar.

Conclusão

Quando Deus usa a nossa vida na adversidade ,significa que nós o buscamos para enfrentá-la. Esta é a diferença central: mesmo diante dos problemas precisamos continuar  sendo cristãos. O apóstolo Paulo deu o exemplo.Podemos, então, pedir ajuda do Espírito Santo, para enfrentar nossos dramas e lutas  com a graça do Senhor.
 

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Lição nº 1- A ALEGRIA NA ADVERSIDADE

ALEGRIA NA ADVERSIDADE

Texto básico: Filipenses 1.12-13

"E quero , irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuiram para maior proveito do evangelho, de maneira  que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretopriana, e por todos os demais lugares".

Para começar, vamos cantar:

Hino 339 do Cantor Cristão - Não consintas

I
Oh! não consintas tristezas
Dentro do teu coração;
Tendo fé firme no mestre,
Segue-o sem hesitação.

Estribilho

Não consentir!Não consentir
Que qualquer dor ou triosteza
Venha apagar teu amor!
Oh!Não temer!Nunca ceder!
Em teus apertos te lembra
Que Cristo é o teu Protetor
II
Se por acaso desgostos
Vierem trazer-te temor,
Nunca te esqueças de Cristo,
Que é teu maior Protetor.
 III
Deixa,pois, tua tristeza,
Toda incerteza e temor;
Paz e prazer tu em breve
Receberás do Senhor.

Nota: Normalmente ,não conseguimos cantar diante das adversidades, inclusive, muitos podem nos ver como ironicos ou pessoas que colocam lentes coloridas  diante da realidade, por vezes crua e nua.

Quem vive ou quer viver marcado pela alegria precisar pensar :

É na adversidade que amadurecemos - este é o preço.

1- A alegria na diversidade- somente é possivel ,se realmente  não temos culpa no cartório, pois sofrer com base em culpa real, é literalmente justo, embora o sofrimento possa ser além da conta. Depende de que faz e ajusta as contas.
O que o apóstolo Paulo sofreu não foi barato, porém muitos estão pregando um evangelho barato, enquanto, outros comerciantes e mercernários das boas novas quem vender o Reino de Deus- não está à venda.

2- Quando a adversidade da nossa vida se constitui terra fertil para produção de alegria- tão somente para expandir o evangelho. Deus usa os nossos sofrimentos para mudar o nosso carater. Nosso caso de Paulo o sofrimento que ele suportou é porque ele era um homem integro, mas Senhor intenciova propagar o Reino Dele. Esta questão nos remete á parabola do semeador, quando Jesus ao narrá-la descreveu que o semeador começou a semear, mas um semente caiu no meio do caminho, outra no meio dos espinhos e outra entre as pedras e a última caiu em boa terra. Esta produziu frutos, enquanto aquelas se perderam.

3- É possível ser alegre na adversidade quando me submeto a minha adversidade para ser usada por Deus como ferramenta no progresso do Evangelho-  precisamos ter a coragem de colocar nosso sofrimento no altar, a fim de que , Deus usa a nossa dor e assim, somente assim ,é que o evangelho progride.

CONCLUSÃO

A leitura de Romanos 5.3-5 nos diz assim:

1-E não somente isto, mas também nos gloriamosnas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
2-E a paciência a experiência, e a experiência a esperança,
3-E a esperança não traz confusão,porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações, pelo Espírito Santo que nos foi dado.
PARA PENSAR

Se conseguirmos enfrentar o sofrimento debaixo da graça do Senhor Jesus,o nosso sofrimento será uma semente para alcançar muitos que não conhecem a Jesus Cristo como Senhor e Salvador.
A decisão é de cada um. Você decide!

Observação final: esta lição originalmente foi escrita pelo pastor   Lécio Dornas, na revista Palavra e Vida 1º Trimestre/2012, embora as considerações e adaptações ,são minhas.


Acompanhe os outros estudos.


























terça-feira, 10 de janeiro de 2012

NOSSA MISSÃO,VISÃO, ESTRATÉGIAS, VALORES E COMPROMISSO MINISTERIAL

MISSÃO,VISÃO,ESTRATÉGIAS,VALORES E COMPROMISSO MINISTERIAL 
DA IBAJAP( igreja Batista em Jardim Progresso)
Missão
Ser uma igreja que crê no poder do Espírito Santo, para testemunhar do amor de Deus, disposta a aobedecer o Ide de Jesus, para fazer novos discipulos, batizar e pregar a palavra que Ele nos deixou. 

Visão 
Ser uma igreja que represente um sinal histórico relevante do Reino de Deus para aqueles que estão procurando uma Igreja e querem conhecer o Senhor e fazer a sua vontade. Que desejam adorar, servir e seguir a Jesus, dispostos para sair do templo, e viver um novo tempo, uma nova história.

Estratégias
Ser uma igreja que realize cultos inspiradores. 
Ser uma igreja com uma espiritualidade saudável, contagiante e que a estrutura organizacional seja prática, flexível e funcional.
Desenvolver os seus dons espirituais, aprimorar suas habilidades e talentos naturais, a fim de que, a ação dos ministérios seja integrada as necessidades da Igreja e da comunidade.

Valores
Cremos que Deus fala através do Espírito Santo, por intermédio da Bíblia, oração, das circunstâncias e da igreja.
Reconhecemos que é necessário construirmos relacionamentos marcados pelo amor fraternal, integridade, honestidade e transparência, para cumprirmos a missão e a visão que o Senhor nos revelou.

Compromisso Ministerial
Uma liderança preparada para edificar, equipar e avaliar os projetos, programas e atividades da igreja. Uma liderança motivada,capacitada e treinanada para formar novos líderes e novas equipes, e que tenha acima de tudo, discernimento para tomar decisões corajosas, coerentes e consensuais.

Apresentada  à igreja em dezembro de 2008