terça-feira, 1 de maio de 2012

A IGREJA É MAIS IMPORTANTE DO QUE O FACEBOOK-SERÁ ?

1ª Parte- O desafio da comunicação

Um texto para ler e debater 

"Portanto ofereçamos sempre por ele a Deus sacrificio de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome e não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrificios Deus se agrada".
Hebreus 13.15-16

Se perguntarmos a igreja , e principalmente a juventude , possivelmente irão responder que a igreja é mais importante do que o facebook, mas a prática de muitos atualmente, revelam que não é bem verdade.
Uma recente pesuisa revelou que muitas pessoas passam até até 15 horas na internet, diariamente.
Muitos membros das igrejas não tem paciência de participar de um culto, onde membros e até visitantes se levantam para fazer seus pedidos ou agradecimentos. Quando os pastores solicitam aos seus membros se levantem e orem com os "desconhecidos" irmãos em Cristo, ou seja, perto dos olhos, mas longe do coração; a grande maioria resiste e não sai do lugar.
Por outro lado, verificamos que nos Facebooks,nos Orkuts e outras redes sociais, conversamos com pessoas que não conhecemos, adicionamos aqueles que moram distantes dos olhos, mas que estão perto do coração e na agenda do celular.Para completar, não é raro também, nos diálogos virtuais, muita coisa particular é compartilhada com pessoas consideradas "amigas", sendo que muitas delas possivelmente, jamais haverá um contato pessoal.
De acordo com o texto bíblico a comunicação é uma sacrificio que Deus se agrada, porém ao que tudo indica, nossas conversas pela internet, não são consideradas pelos internautas um sacríficio, pelo contrário, um prazer sentado na cadeira e centrado na tela do computador, sem contar que os bate-papos são regados de boa música, seja evangélica(gospel), pop, mpb, jaz, pagode, samba, porém nas igrejas onde cristãos escutam funk, onde há mais palavrões do que qualquer outra coisa, o testemunho está fora do padrão bíblico. 
Diante das questões acima, vale acrescentar que adicionamos nossos conhecidos e desconhecidos  como amigos virtuais, todavia de maneira inversa, não temos este desejo/atitude  com aqueles que estão dominicalmente ao nosso lado, que caminham na estrada do evangelho do Reino e que fazem parte da família de  Deus, que precisam ser adicionadas na agenda de oração e do coração. 
Um abraço forte.




sábado, 10 de março de 2012

Lição nº 5- Vivendo a alegria de pregar o Evangelho


"Segundo a m inha ardente  expectativa e esperança , de que em nada serei confundido; antes, com toda ousadia, Cristo será , tanto agora  como sempre , engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.
Porque  para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro"
Filipenses 1.20-21

O pastor Lécio Dornas disse nesta lição simples, profundo e significativo: temos que defender ,proclamar e viver, portanto a alegria da pregação está implicita e explicita nesta relação do falar e viver.
Evidentemente, que podemos falhar neste aspecto, porém se o fazemos e depois o                   Espírito Santo, nos comunica a nosso erro, temos que corrigir.
O discurso da mensagem precisa seguir o curso da vida, senão vamos viver de teorias, de oratórias, porém  a nossa prática ficará longe das nossas palavras, a começar das minhas.
Que a nossa alegria da pregação seja enxertada com a nossa prática que vai falar alto , ainda que, tenhamos em  determinadas situações viver em silêncio.
Vamos pregar e viver com alegria.
Um grande abraço

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Lição nº 4- Alegria na Integridade

Alegria na Integridade
Poderia ser o tema: Felizes são os integros, porque eles não serão divididos
Texto básico: Filipenses 1.27-30
"Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelhop de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé no evangelho.
E em nada vos espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade, é índicio de perdição, mas, para vós, de salvação, e isto de Deus.
Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele,
tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e , agora, ouvis estar em mim. " 

Integridade= qualidade de quem é integro. intereiza moral, retidão, imparcialidade 
Integro=inteiro, completo, incorruptivel.

O evangelho que atualmente muitos anunciam é a boa nova barata, colorida e sem dor.
O grande desafio do evangelho de Jesus Cristo  é a nossa transformação, refletida na luta entre a carne e o espirito, onde nossa inclinação apresentará os resultados para o lado de nossa tendência.
Muitos dentro das igrejas pensem ser convertidos, mas há indicios visíveis de que são convencidos, que resistem a Palavra e aceitam com muito prazer o engano.
Somente por haver lagria sincera naqueles que pagam o preço de ser inteiro, que não tem duas caras e que não se corrompem.
Há muitos anos atrás havia um programa de tv, chamado "Você decide", onde através do voto , aqueles que estavam assistindo poderima votar pelo melhor final daquela história.Era visivel perceber que a população brasileira, muitas vezes escolia o lado injusto, corrupto e desoneto..
Paulo nos versos acima nos exorta a ser um só(inteiro) na presença ou na ausência. 
Vale então as seguintes perguntas:
1- Quem somos diante do(a) chefe  na ausência dele ou dela?
2- Quem somos diante da esposa(o) na ausência dele ou dela?
3-Quem somos quando ninguém está nos vendo?
Somos chamados para crer e sofrer, o reflete o critério para entrar e ser um militante no Reino de Deus. É dificil , mas não é impossível. 


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Lição nº 3- DEUS USA A SUA ADVERSIDADE PARA CURAR O CARÁTER DE OUTRAS PESSOAS


Tema  Geral:MARCADOS PELA ALEGRIA
Lição nº 3- Deus usa a sua adversidade para curar o caráter de outras pessoas
Texto básico: Filipenses  1.15-18 

"Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa mente;
uns por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho;
mas outros, na verdade , anunciam a Cristo por contenção,não puramente, julgando acrescentar aflição as minhas prisões.
Mas que importa ? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento, ou em verdade, nisto me regozijo e me regozijarei sempre".

Na prática tanto o sofrimento de Paulo, quanto o nosso ,revela quem realmente somos .
Crescer é bom , porém há momento que dói, porisso que há dentro de cada um de nós: de uma lado queremos amadurecer, mas não queremos ser arrancados do nosso galho.
É na adversidade que o nosso carater é revelado. O pastor Lécio Dornas cita uma frase interessante:" A adversidade pode até matar você, mas não vai envergonhar você, quer na vida, quer na morte. Cristo será glorificado."
Na verdade a adversidade pode nos matar, porém o que nos destroi literalmente é a nossa reação diante dos nossos problemas.
As lutas de Paulo permitiu que o evangelho crescesse. Será as nossas adversidades são instrumentos para a propagação do evangelho ? sendo assim, podemos afirmar:
1- Nossas adversidades purificam nossas motivações- é triste  saber que muitos hoje abrem igrejas e pregam o evangelho por motivos escusos. infelizmente, existem aqueles que anunciam as boas novas , motivados para enganar a boa fé de gente série e que acredita naqueles que se colocam como representantes do  Reino de Deus.
2- Jesus Cristo é a  nossa motivação para viver - quando encaramos que nossas adversidades como instrumentos de cura na vida de outras pessoas, pressupõe que  estamos permitindo que Jesus , médico dos médicos, esteja nos tratando, para que possamos vivermos  de maneira íntegra.
                                                   Nota: Durante muito tempo, não conseguia aceitar ou entender  o versiculo 18 de Filipenses capítulo 1, mas há mais de trinta anos,  um pregador contou como surgiu a primeira Igreja Batista de Marília, interior de São Paulo(Brasil). Ele contou que há muitos anos atrás, um homem bêbado tinha a mania de nas tarde de domingo, ir para a praça e mesmo tocado de bedida alcoolica, dizia que era muito importante ler a bíblia. Um casal  tinha o hábito de vir para frente de sua casa dominicalmente, ouvia recado de alguém que teoricamente não tinha autoridade para anunciar as boas novas, porém aquele casal comprou um bíblia, começaram a ler sozinhos em casa, se converteram ,e assim  nasceu a pib de Marília, que fica há mais de 400km da capital paulista.
Que a nossa adversidade, seja instrumento para tratar daqueles que realmente precisam e desejam ser tratados por dentro.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

União de Blogueiros Evangélicos: Whitney Houston: vida e morte

União de Blogueiros Evangélicos: Whitney Houston: vida e morte: Atualização 13/02/2012 12h54 Whitney Ela nasceu Whitney Elizabeth Houston em um bairro com padrão de classe média na cidade de Ne...

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Lição nº 2- QUANDO DEUS USA A NOSSA VIDA NA ADVERSIDADE

"E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra  mais confiadamente, sem temor"
 Filipenses 1.14

A princípio, parece até uma contradição, Deus usar a nossa adversidade, quando na verdade, muitos de nós, pensamos exatamente o conttrário, ou seja, se estamos enfrentando um  conflito estamos pagando a conta do erro, do pecado , seja pela tranagressão ou omissão. A grande questão que envolve esta lição é: Deus pode usar nossos problemas para nos abençoar?
A lição é focada nesta perspectiva, o que nos faz pensar e refletir sobre o propósito de Deus para nossas vidas diante dos infortúnios que cada um , na trajetória da vida precisa passar. Vale ressaltar que por vezes não precisavamos passar, mas agora que estamos no barco, vamos ter que navegar na tempestade.
1- A maneira como enfrentamos a adversidade pode ser um instrumento para transformar nossas vidas e dos outros também- Alguém disse que não podemos transformar ninguém, mas quando nós trabalhamos para nos transformarmos, então os outros se transformam em relação a nós. Na prática, a maneira como encaramos os conflitos definem como os outros vão reagir . isto significa nossos conflitos é uma oportunidade de aprendizado e amadurecimento na direção relacional.
O apóstolo Paulo estava preso,porém percebeu claramente que o Senhor estava usando seu sofrimento para motivar os cristãos a continuar na senda do Reino. Quem estava fora da prisão sentiu-se motivado na proclamação do evangelho e Paulo questava preso, não se sentia um derrotado, muito pelo contrário. Pense agora: Você pode estar em um hospital, numa cadeira de rodas, numa cama, todavia isto não impede de falar do amor de Deus, mas se a sua ou a minha atitude for de revolta , então a nossa adversidade não acrescentará nada a ninguém. O pastor Lécio Dornas disse:                           Quando você pedir para Deus usar ,prepare-se. Ele vai usar, e vai fazer milagres, proezas e maravilhas por meio da sua adversidade"
Pense bem nas suas orações, para não reclamar depois
 
2-Quando a adversidade torna-se um impulso para a proclamação do Reino de Deus- Paulo estava preso, a igreja orando por ele e Deus agindo na vida da igreja primitiva. neste sentindo uma pergunta do pastor Lécio Dornas , torna-se questão vistal: será que o padecimento, sofrimento de alguém muda você ou não muda? 
Nunca me esqueci na minha atuação como secretário executivo do PAN 2007- jogos abertos e mim, porém o pastor Marcos Grava da Junta de Missões Mundiais disse-me: se eles realmente estão orando por você, Deus irá incomodá-los para lhe ajudar.

Conclusão

Quando Deus usa a nossa vida na adversidade ,significa que nós o buscamos para enfrentá-la. Esta é a diferença central: mesmo diante dos problemas precisamos continuar  sendo cristãos. O apóstolo Paulo deu o exemplo.Podemos, então, pedir ajuda do Espírito Santo, para enfrentar nossos dramas e lutas  com a graça do Senhor.