domingo, 10 de outubro de 2010

DECISÕES QUE FIZERAM A DIFERENÇA

Texto básico: Êxodo 1.15-22

Todos nós, ou pelo menos uma grande maioria conhece como começa a história do livro de Êxodo.
O povo era expoliado,maltratado e vivia sob pressão, porém quanto mais os hebreus eram afligidos pelos egipcios, eles se multiplicavam, O rei então decidiu tomar a decisão de matar  as crianças quando fossem homens e deixar viver se fossem mulheres. Solicitou ajuda das parteiras hebreias, entre elas Sifrá e Puá que decidiram não obedecer as ordens do Rei.
Alguns lições:

1- Os planos perversos do ser humano não podem impedir que Deus realize seus planos.Vamos entender:
1.1- O rei sentiu-se intimidado e resolveu matar todos os filhos homens, pois no futuro eles poderiam ser homens de guerra. O medo pode nos levar a uma decisão de matar.
O arqueologo japones Shinichi Fujimura enterrou artefatos num sitio para depois desenterrá-los , a fim de ganhar crédito junto as autoridades e dimninuir a credibilidade das Escrituras Sagradas.

2-Deus não espera que cada um de nós obedeceça a autoridade civil que obriga a desobedecer a palavra de  Deus.
2.1- Muitos crentes acreditam que obedecer cegamente as autoridades é obedecer a Deus. A Bíblia nos diz que toda autoridade vem do Senhor, porém a maneira como muitos exercem a autoridade não vem do Senhor.
Nabucodonozor mandou construir uma estatua de 6(seis) côvados,porém Daniel e seus três amigos decidiram não obedecer esta ordem. Os soldados que entraram juntos com os três amigos de Daniel, morreram com a quentura, enquanto a eles nada aconteceu.
Quem deseja queimar um servo de Deus, é queimado primeiro.

3-Deus coordena os aconteceimentos para proteger seus servos
3.1- Deus protegeu Moises desde o inicio do seu nascimento
Quando Saulo seguia para Damasco para literalmente acertar homens e mulheres que seguiam o Senhor Jesus, este teve um encontro muito especial com Saulo naquela estrada.

CONCLUSÃO

O texto nos diz que elas receberam casas, ou seja, progrediram. Quem quer avançar, precisa obedecer ao Senhor.
Sifrá e Puá decidiram não matar e fizeram parte na história de Moises.
se você quiser fazer parte na história de alguém siga o exemplo deixado por elas. Não mate, pois você tem uma missão -salvar vidas.

Nenhum comentário: