quinta-feira, 21 de maio de 2009

QUANTO CUSTA SER DIFERENTE?

"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" Romanos 12:2

É preciso de muita coragem para ser diferente, de pagar o preço de ser díscipulo de Jesus, em contraste com o padrão deste mundo.
O primeiro desafio, é o dinheiro, pois em muitos momentos fala muito mais alto, precisa ser deixado de lado, não que precisemos dele, mas a maneira como é conseguido.Muitos jovens querem dinheiro fácil , atropelam e são atropelados pela malícia,astúcia e engano.Nós podemos ganhar muito dinheiro, porém de maneira honesta.
O segundo desafio ,é ser realmente quem somos.Tirar a máscara. Tem gente que vive na cola dos outros.Gente que sempre colou na escola, mas quando chega o dia de provar que aquelas notas eram fruto do nosso esforço, o que estava escondido é revelado. Muitos jovens cristãos , que frequentam sistematicamente a igreja, não querem nada com o estudo.
Por último, o apelo do sexo,visto das páginas das revistas pornográficas, nas telas dos cinemas e DVDs e nas rodinhas das escolas e faculdades. muitos homens contam histórias como se fossem he´róis que fazem e aconteem, mas se esquecem que a vida é um dom de Deus, e que ninguém tem o direito de usar e abusar dos outros. o seco dentro dos planos de Deus é a expressão mais sublime que um casal ( homem e mulher) podem experimentar, mas é preciso aprender a esperar.
Esta é uma transcrição do boletim de 15,16 e 17 de maio/2009 da Igreja Batista em Jardim Progresso,
quando foi realizado o Congresso da nossa juventude IBAJAP

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

COMO INSTALAR O AMOR DE DEUS

COMO INSTALAR O AMOR DE DEUS
Esboço da Mensagem de Domingo à noite-25/01/2009,
pregada na Igreja Batista em Jardim Progresso-Trindade-São Gonçalo/RJ
TEXTO BÁSICO I João 5:1-12
Introdução- A introdução foi realizada através de uma pequena peça teatral, onde tivemos como atores os irmãos , Iramaia e Claudecir Caetano. Como fundo cenográfico, havia tão somente um computador, um teclado, um mouse, uma cadeira. O tema da peça foi:
COMO INSTALAR O AMOR
DESENVOLVIMENTO
1-Quando você instala o amor de Deus, você recebe um novo nascimento -Verso1.Não dá para voltar ao ventre da mãe, mas você precisa nascer espiritualmente.
2-Quando você instala o amor de Deus -você recebe um fardo mais leve.Versiculo 3. Todos nós temos uma cruz para carregar, mas ele nos ajudar a carregar a cruz. veja Mateus 11:28-30.
3-Quando você instala o amor de Deus-você vence o mundo. Verso 4.
A armadura de deus- veja Efésios 6:10-20
4-Quando você instala o amor de Deus, você recebe um novo HD- Versículo 5-Chama-se fé vitoriosa. te muita gente que tem fé em muita coisa ou pessoas, mas não tem fém em Deus.
Lembre-se que existem dois tipos de pessoas: os perdedores que não conseguem ser autenticos. Os perdedores vivem com programas que só causam dor e tristesas tipo: tristesa .com.
ressentimento e raiva.com.br; amargura24h.com, etc...
Os vencedores sabem dos seus limites.Os vencedores procuram ser autenticos, são
transparentes. isto não significa que vivem contanto sua vida particular a torta e a direita. Quando nós instalamos o programa "o amor de Deus.com" uma nova imagem começa a ser reconstruida em sua vida.
5- Quando você recebe o amor de Deus em seu coração você recebe uma confirmação que vem do Espirito Santo e confirma em seu espírito. Veja versiculos 10-11
Quem recebe Jesus, tem em seu coração a presença do Espírito Santo e de Deus em seu coração. este é o testemunho que fica gravado e cravado na alma para sempre.
6-Quando você instala o amor de Deus você recebe uma nova vida-Verso 12
Quem está em Cristo nova criatura está se tornando.II Corintios 5:17
CONCLUSÃO
Quantos virus você deixou entrar? agora está na hora de colocar na lixeira, toda a sujeira da sua vida e deixar que Deus instale o programa " o amor de Deus.com"
que terá suporte eterno, tendo a Biblia , oração e a presença do Espirito Santo 24h na sua vida para lhe orientar, inteiramente de grátis.
Você está pronto?
Bata enter no seu coração.
bateu ?
ok- começou a rodar
NOTA 1: Caso esteja interessado em receber um script da peça é só escrever
NOTA 2: A ideia foi tirada da biblia Liderança cristã de John Maxwell

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

APRESENTAÇÃO DA MISSÃO,VISÃO,ESTRATÉGIAS,VALORES E COMPROMISSO MINISTERIAL DA IGREJEA BATISTA EM JARDIM PROGRESSO

MISSÃO
Ser uma igreja que crê no poder do Espírito Santo para testemunhar do amor de Deus, disposta a obedecer o Ide de Jesus para fazer novos díscipulos, batizar e pregar a palavra que Ele nos deixou.
VISÃO
Ser uma igreja que represente um sinal histórico relevante do Reino de Deus e para aqueles que estão procurando uma igreja e querem conhecer o Senhor e fazer sua vontade.Que desejam adorar,servir e seguir Jesus,prontos para sair pra fora do templo, para viver um novo tempo, um novo momento, uma nova história.
ESTRATÉGIAS
Ser uma igreja que realize cultos inspiradores.Ser uma igreja com uma espiritualidade saudavel,contagiante ,e que a estrutura organizacional seja prática,flexível e funcional. Desenvolver os dons espirituais, aprimorar as suas habilidades e talentos naturais, a fim de que, a ação dos ministérios seja integrada, interligada e contextualizada às necessidades da igreja e da comunidade.
VALORES
Cremos que Deus fala através do Espírito Santo por intermédio da Bíblia, da oração,das circunstâncias e da igreja. Reconhecemos que é necessário construírmos relacionamentos marcados pelo amor fraternal, integridade, honestidade e transparência, para cumprirmos a missão e a visão que o Senhor nos revelou.
COMPROMISSO MINISTERIAL
Uma liderança preparada para edificar,equipar e avaliar os projetos,programas e atividades da nossa igreja.Uma liderança motivada,capacitada e treinada para formar novos líderes e novas equipes; e que acima de tudo, discernimento para tomar decisões corajosas,coerentes e consensuais.
Nota: Este olhar ministerial foi apresentado a igreja no dia 21/12/2008
Revista e corrigida em 15/03/2009
Romeu JoséTavares

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

UMA IGREJA COM UMA MISSÃO,VISÃO,ESTRATÉGIAS,VALORES E COMPROMISSO MINISTERIAL

No boletim de 07 de dezembro/2008 da Igreja Batista em Jardim Progresso, foi anunciado por mim, que estaria em breve apresentando a perspectiva pastoral, que envolve estes cinco aspectos . Vale salientar que cada pastor quando assume um ministério, deve/deveria procurar comprender através da oração,leitura da palavra e percepção , o que Deus está lhe revelando, mostrando, indicando.É muito importante para cada pastor/missionário compreender o propósito/objetivo do seu chamado.Se Deus nos chama/convida, precisamos saber para que .Evidentemente, muitos líderes teem toda a esta compreensão, mas não se preocupam em formalizar/declarar para a sua igreja toda esta dimensão.
Particularmente me sinto melhor assim, por isso achei por bem bem preparar a igreja para receber as declarações da missão, visão, estratégias, valores e compromisso ministerial.
Romeu José Tavares

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

HOJE,A FESTA É SUA,É NOSSA,É DA NOSSA IGREJA

38 ANOS SERVINDO AO REINO DE DEUS
"LOUVAI ao Senhor todas nações, louvai-o entre os povos. Porque a sua benignidade é grande para conosco, e a verdade do Senhor dura para sempre.Louvai ao Senhor.Porque somos feituras sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas". Salmos 117:1-2 e Efésios 2:10
Oficialmente, dia 28 de novembro, nossa igreja completou 38 anos.
Não podemos negar, que houve muitas lutas, tristezas, dissabores, mas também, graças a Deus, houveram muitas alegrias e vitórias.
Nosso reconhecimento ao pastor Prazídio Bernardo, fundador, até hoje, entre nós. Nossos sinceros agradecimentos e reconhecimento da obra que o Senhor o chamou para iniciar, tendo atuado durante 18(dezoito) anos. Aos pastores que por aqui passaram: Eli Carvalho de Sá,Almir de Oliveira e Ricardo Reis de Oliveira, pela contribuição que deram aqui nesta igreja.
Nossos agradecimentos também se estendem aos membros fundadores, que segundo a história relata, foram 54 (cinqüenta e quatro)irmãos que corajosamente iniciaram esta igreja, vindos da PIB de Trindade.
As nossas filhas:Recanto das Acácias e Mormorial de Itaúna, fruto das orações e da obediência de estender o Reino de Deus. Sendo assim, nossos agradecimentos àqueles que naquele período contribuiram, andaram nas ruas, colocaram as maõs na massa e ergueram estas duas igrejas.
Na esperança de que o Senhor há de nos capacitar para conduzir a igreja que não é minha, não é sua, mas que pertence e é dEle, pois foi com a sua graça e misericórdia que foi fundadade, e temos a certeza de que juntos, haveremos de realizar a obra que Ele nos preparou.
A você que é membro, a você que é congregado, e aos que nos visitam, um feliz e abençoado 38º aniversário.
Nota: Este texto foi originalmente escrito na pastoral do Boletim Informativo Dominical da Igreja Batista em Jardim Progresso- São Gonçalo/RJ em 30 de novembro de 2008.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

ORIENTAÇÕES PARA AS ELEIÇÕES DA NOVA DIRETORIA DA IGREJA

Normalmente, as igrejas batistas no mês de outubro, escolhem suas comissões de indicações, a fim de que possam, em novembro ou dezembro, através de Assembléia Geral Extraordinária, escolher a diretoria do próximo ano.
É interessante pereceber, que há em muitas igrejas nesse período, uma corrida, uma vontade e em algumas delas inclusive, um jogo, onde por vezes pretendem eleger pessoas que não tem condições para este o aquele ministério, porém em nome da amizade ou cumplicidade , as igrejas elegem irmãos despreparados que não querem aprender nada sobre liderança, mas querem ter seus nomes na lista da diretoria.
O presente texto tem como objetivo, possiblitar uma reflexão e.ao mesmo tempo , uma orientação, de como as igrejas devem andar neste período onde será eleita a nova diretoria.

1- ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS PARA A COMISSÃO DE INDICAÇÃO

1.1- Pressão Psicológica- convidar irmãos que fazem parte da sua turma, porém já é sabido antecipadamente, que ele ou ela, não sentem nenhum chamado para aquele ministério.É preciso compreender que, o chamado é o Senhor Deus,embora ele vai usar a comissão de indicação. O problema está quando a comissão na tenttiva de fazer seu trabalho, abusa da sua autoriedade, ou seja, invés de convidar ela pressiona.
1.2-Resistência- funciona quando um grupo de irmãos decidem boicotar um mnistério, ou mesmo um(ã) irmão(ã), porque quem foi insicado não faz parte do seu time. Vale lembrar que pode não fazer parte do seu time, mas faz parte do Reino de Deus. É importante considerar no proceso da procura ,o carater , a competência e a combinação dos dois fatores, a fim de que, o trabalho possa fluir.
1.3- Convidar irmãos ausentes- de maneira nenhuma deve-se convidar quem está ausente ou afastado, a fim de que, ele ou ela, volte para a igreja. Um ministério na igreja, naão deve ser usado como pretexto para um membro voltar para a igreja. quem está ausente precisa de uma visita, apoio, atenção.Hoje, a maioria das igrejas já entendem e aceitam esta verdade, embora há ainda alguns que querem na tentativa de agradar determinado membro, convidá-lo(a) para fazer parte de um ministério.
1.4- Não respeitar as orientações da Comissão de Indicação-normalmente essas comissões são ímpares(três, cinco, sete). É preciso que os integrantes da referida comissão, trabalhe respeitando os critérios que ela mesma, com o apoio pastoral, estabeleceram. Se cinco irmãos estão trabalhando, cada um numa direção, o rsultado será péssimo. cada comissão de Indicação eleita pela sua Igreja, precisa acreditar que o Espirito santo, há de conduzí-los a vitória.
1.5- Ministérios vagos(vazios)- há caso onde ninguém aceitou um determinado ministério. minha sugestão é que este ministério fique vago,pois há casos de na tentativa de ter alguém, convidar um irmão(ã) para quebrar um galho. um minisério numa igreja não é um quebra galho, é uma semente que está sendo plantada, ou que que já germinou e alguém precisa(deveria) continuar a tarefa.

2- ORIENTAÇÕES PARA OS CANDIDATOS INDICADOS PELAS COMISSÕES


2.1- Ore e leia a bíblia- quando yum membro é indicado pela comissão, a primeira coisa a ser feita é buscar ao Senhor Deus, em oração e lendo a sua palavra. Ser impulsiivo em querer dar uma resposta rápida, sem nenhuma preocupação de buscar a deus, revela despreparo, ansiedade, como também pode ser que esta seja a sua tendência no seu cotidiano.Isto significa, que da mesma maneira que age com esta impulsividade para responder, também fara igual se estiver liderando um determinado ministério.
2.1- Pense a igreja como um corpo- o membro que está sendo convidado para fazer parte de um ministério, precisa considerar que o convite é para um ministério, e não para uma panela que já existe ou que ele(a)queira criar. É claro que existem nas igrejas irmãos mais próximos uns dos outros, agora é preciso considerar que o convite é para liderar e não para uma panela. Alias alguns até podem pensar na possibilidade de uma opanela, onde a também precisa estar aberta, para que, quem quiser entrar- entre, porém quem decidir sair- saia. Vale a pena ler I Corintios 12 e 14.
2.3-Os indicados devem ser orientados no sentido de que, caso aceitem o convite é para ficar até o final- muitos aceitam, mas diante do primeiro probleminha, querem logo sair, pois tem nehum compromisso.infelizmente, há em muitas igrejas, pessoas que querem ver seus nomes na lista da diretoria, porque talvez se sintam valorizadas, porém elas mesmo, vivem dilemas internos, que não serão superados tendo um cargo, mas sim procurando ajuda profissional.
2.4-Se o membro foi eleito(a), precisa estar disposto a pagar o preço de participar das reuniões da diretoria- se ele foi consultado(a), indicado(a), eleito(a) e não pretende se envolver, porque aceitou?. Há muitos membros que querem fazer, mas não querem avaliar o que está sendo feito. Evidentemente, existem reuniões que são cansativas, mas é preciso considerar que há um preço para ser pago quando se é eleito.
2.5- Dois citérios básicos:
2.5.1- Para fazer parte de uma diretoria é necessário ser dizimista ou ofertante- há aqueles que estão dispostos a liderar, mas não querer contribuir.Querem apresentar propostas, mas não se envolvem com os custos da sua própria proposta,por isso ficam sem autoridade. A frase :Eu fui chamdo para liderar, mas não sou chamado para ofertar, revela que algo está fora do lugar
2.5.2- Nenhum membro deverá(deveria) ter mais do que três ministérios- embora há suas excesões, a membrezia da igreja precisa considerar que há irmãos que devido sua habilidade notoria diante da igreja ele(ela) está em todas, mas os resultados podem ser prejudiciais, precisa haver um limite, o que possibilita também que outros , possam também se envolver.

CONCLUSÃO
Sugiro que pelo menos dois livros sejam lidos por aqueles que vão se tornar líderes de ministérios:
Igreja, por que se importar de Philip Yancey
Liberando o Fluir do Avivamento de Gregory Frizzell
Romeu José Tavares

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Domingo, 7 de setembro de 2008

Mensagem da manhã- 9h15
Tema: A vida é uma corrida- I Corintios 9:24-27
1- Na corrida da vida, precisamos abandonar os hábitos que nos reprovam;
2- Na corrida da vida, precisamos desenvolver hábitos saudáveis;
3- Na corrida da vida, precidamos mirar na corioa que dura para sempre;
4- Na vida cristã, a corrida é necessária , mas o premio está garantido.

nota:o tema da mensagem da manhã, é uma transcrição na integra da introdução do livro "Academia da Alma-para uma vida cristã saudável"( pastor e professor Israel Belo de Azevedo- titular da igreja Batista de Itacuruça/RJ )

Mensagem da noite- 19h30

Tema: Preparados para testemunhar- Hebreus: 12:1-13
1- Quem deseja se preparar para testemunhar, precisa abandonar os embaraços e pecados da vida(precisa parar de fazer rolos)- Versiculo 1;
2- Quem deseja se preparar para testemunhar, precisa olhar para Jesus-Versiculo 2;
3- Quem deseja se preparar para testemunahr, precisa aceitar as correções e buscar ser disciplinad0- Versiculos 5 a 11;
4-Quem deseja se preparar para testemunhar, precisa seguir Jeus um dia de cada vez- Versiculos 12 e 13 .

Quinta-feira(11/09)- 20h
Tema da reflexão: Entre a corrida e o testemunho
Objetivo: realizar um debates sobre as duas mensagens de domingo( manhã e noite), na esperança de que é importante não só ouvir, mas amadurecer ideias,conceitos, o que realmente Deus deseja que façamos ao ouvir sua palavra.
As perguntas que servirão de suporte/apoio ao debate:
1-Por que muitos crentes deixam a ciorrida, antes mesmo de começá-la?
2-As palavras autoconhecer-me, confessar os meus pecados, orar, meditar, decidir e empenhar-me, são teorias ou pedom ser colocadas em prática?
3-Pra onde estão correndo? Será que estamos correndo em vão?

Não se esqueça:A corrida já começou, e o testemunho também (inclusive pra mim)
Observação: O texto acima, foi colocado no boletim da Igreja Batista em Jardim Progresso, na data de 07/09/2008, sendo esta, as minha primeiras palavras,após a minha posse no dia 06/09/2008.