sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

União de Blogueiros Evangélicos: Whitney Houston: vida e morte

União de Blogueiros Evangélicos: Whitney Houston: vida e morte: Atualização 13/02/2012 12h54 Whitney Ela nasceu Whitney Elizabeth Houston em um bairro com padrão de classe média na cidade de Ne...

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Lição nº 2- QUANDO DEUS USA A NOSSA VIDA NA ADVERSIDADE

"E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra  mais confiadamente, sem temor"
 Filipenses 1.14

A princípio, parece até uma contradição, Deus usar a nossa adversidade, quando na verdade, muitos de nós, pensamos exatamente o conttrário, ou seja, se estamos enfrentando um  conflito estamos pagando a conta do erro, do pecado , seja pela tranagressão ou omissão. A grande questão que envolve esta lição é: Deus pode usar nossos problemas para nos abençoar?
A lição é focada nesta perspectiva, o que nos faz pensar e refletir sobre o propósito de Deus para nossas vidas diante dos infortúnios que cada um , na trajetória da vida precisa passar. Vale ressaltar que por vezes não precisavamos passar, mas agora que estamos no barco, vamos ter que navegar na tempestade.
1- A maneira como enfrentamos a adversidade pode ser um instrumento para transformar nossas vidas e dos outros também- Alguém disse que não podemos transformar ninguém, mas quando nós trabalhamos para nos transformarmos, então os outros se transformam em relação a nós. Na prática, a maneira como encaramos os conflitos definem como os outros vão reagir . isto significa nossos conflitos é uma oportunidade de aprendizado e amadurecimento na direção relacional.
O apóstolo Paulo estava preso,porém percebeu claramente que o Senhor estava usando seu sofrimento para motivar os cristãos a continuar na senda do Reino. Quem estava fora da prisão sentiu-se motivado na proclamação do evangelho e Paulo questava preso, não se sentia um derrotado, muito pelo contrário. Pense agora: Você pode estar em um hospital, numa cadeira de rodas, numa cama, todavia isto não impede de falar do amor de Deus, mas se a sua ou a minha atitude for de revolta , então a nossa adversidade não acrescentará nada a ninguém. O pastor Lécio Dornas disse:                           Quando você pedir para Deus usar ,prepare-se. Ele vai usar, e vai fazer milagres, proezas e maravilhas por meio da sua adversidade"
Pense bem nas suas orações, para não reclamar depois
 
2-Quando a adversidade torna-se um impulso para a proclamação do Reino de Deus- Paulo estava preso, a igreja orando por ele e Deus agindo na vida da igreja primitiva. neste sentindo uma pergunta do pastor Lécio Dornas , torna-se questão vistal: será que o padecimento, sofrimento de alguém muda você ou não muda? 
Nunca me esqueci na minha atuação como secretário executivo do PAN 2007- jogos abertos e mim, porém o pastor Marcos Grava da Junta de Missões Mundiais disse-me: se eles realmente estão orando por você, Deus irá incomodá-los para lhe ajudar.

Conclusão

Quando Deus usa a nossa vida na adversidade ,significa que nós o buscamos para enfrentá-la. Esta é a diferença central: mesmo diante dos problemas precisamos continuar  sendo cristãos. O apóstolo Paulo deu o exemplo.Podemos, então, pedir ajuda do Espírito Santo, para enfrentar nossos dramas e lutas  com a graça do Senhor.
 

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Lição nº 1- A ALEGRIA NA ADVERSIDADE

ALEGRIA NA ADVERSIDADE

Texto básico: Filipenses 1.12-13

"E quero , irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuiram para maior proveito do evangelho, de maneira  que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretopriana, e por todos os demais lugares".

Para começar, vamos cantar:

Hino 339 do Cantor Cristão - Não consintas

I
Oh! não consintas tristezas
Dentro do teu coração;
Tendo fé firme no mestre,
Segue-o sem hesitação.

Estribilho

Não consentir!Não consentir
Que qualquer dor ou triosteza
Venha apagar teu amor!
Oh!Não temer!Nunca ceder!
Em teus apertos te lembra
Que Cristo é o teu Protetor
II
Se por acaso desgostos
Vierem trazer-te temor,
Nunca te esqueças de Cristo,
Que é teu maior Protetor.
 III
Deixa,pois, tua tristeza,
Toda incerteza e temor;
Paz e prazer tu em breve
Receberás do Senhor.

Nota: Normalmente ,não conseguimos cantar diante das adversidades, inclusive, muitos podem nos ver como ironicos ou pessoas que colocam lentes coloridas  diante da realidade, por vezes crua e nua.

Quem vive ou quer viver marcado pela alegria precisar pensar :

É na adversidade que amadurecemos - este é o preço.

1- A alegria na diversidade- somente é possivel ,se realmente  não temos culpa no cartório, pois sofrer com base em culpa real, é literalmente justo, embora o sofrimento possa ser além da conta. Depende de que faz e ajusta as contas.
O que o apóstolo Paulo sofreu não foi barato, porém muitos estão pregando um evangelho barato, enquanto, outros comerciantes e mercernários das boas novas quem vender o Reino de Deus- não está à venda.

2- Quando a adversidade da nossa vida se constitui terra fertil para produção de alegria- tão somente para expandir o evangelho. Deus usa os nossos sofrimentos para mudar o nosso carater. Nosso caso de Paulo o sofrimento que ele suportou é porque ele era um homem integro, mas Senhor intenciova propagar o Reino Dele. Esta questão nos remete á parabola do semeador, quando Jesus ao narrá-la descreveu que o semeador começou a semear, mas um semente caiu no meio do caminho, outra no meio dos espinhos e outra entre as pedras e a última caiu em boa terra. Esta produziu frutos, enquanto aquelas se perderam.

3- É possível ser alegre na adversidade quando me submeto a minha adversidade para ser usada por Deus como ferramenta no progresso do Evangelho-  precisamos ter a coragem de colocar nosso sofrimento no altar, a fim de que , Deus usa a nossa dor e assim, somente assim ,é que o evangelho progride.

CONCLUSÃO

A leitura de Romanos 5.3-5 nos diz assim:

1-E não somente isto, mas também nos gloriamosnas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
2-E a paciência a experiência, e a experiência a esperança,
3-E a esperança não traz confusão,porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações, pelo Espírito Santo que nos foi dado.
PARA PENSAR

Se conseguirmos enfrentar o sofrimento debaixo da graça do Senhor Jesus,o nosso sofrimento será uma semente para alcançar muitos que não conhecem a Jesus Cristo como Senhor e Salvador.
A decisão é de cada um. Você decide!

Observação final: esta lição originalmente foi escrita pelo pastor   Lécio Dornas, na revista Palavra e Vida 1º Trimestre/2012, embora as considerações e adaptações ,são minhas.


Acompanhe os outros estudos.


























terça-feira, 10 de janeiro de 2012

NOSSA MISSÃO,VISÃO, ESTRATÉGIAS, VALORES E COMPROMISSO MINISTERIAL

MISSÃO,VISÃO,ESTRATÉGIAS,VALORES E COMPROMISSO MINISTERIAL 
DA IBAJAP( igreja Batista em Jardim Progresso)
Missão
Ser uma igreja que crê no poder do Espírito Santo, para testemunhar do amor de Deus, disposta a aobedecer o Ide de Jesus, para fazer novos discipulos, batizar e pregar a palavra que Ele nos deixou. 

Visão 
Ser uma igreja que represente um sinal histórico relevante do Reino de Deus para aqueles que estão procurando uma Igreja e querem conhecer o Senhor e fazer a sua vontade. Que desejam adorar, servir e seguir a Jesus, dispostos para sair do templo, e viver um novo tempo, uma nova história.

Estratégias
Ser uma igreja que realize cultos inspiradores. 
Ser uma igreja com uma espiritualidade saudável, contagiante e que a estrutura organizacional seja prática, flexível e funcional.
Desenvolver os seus dons espirituais, aprimorar suas habilidades e talentos naturais, a fim de que, a ação dos ministérios seja integrada as necessidades da Igreja e da comunidade.

Valores
Cremos que Deus fala através do Espírito Santo, por intermédio da Bíblia, oração, das circunstâncias e da igreja.
Reconhecemos que é necessário construirmos relacionamentos marcados pelo amor fraternal, integridade, honestidade e transparência, para cumprirmos a missão e a visão que o Senhor nos revelou.

Compromisso Ministerial
Uma liderança preparada para edificar, equipar e avaliar os projetos, programas e atividades da igreja. Uma liderança motivada,capacitada e treinanada para formar novos líderes e novas equipes, e que tenha acima de tudo, discernimento para tomar decisões corajosas, coerentes e consensuais.

Apresentada  à igreja em dezembro de 2008



sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

MARCADOS PELA ALEGRIA

MARCADOS PELA ALEGRIA
Este é o tema central das lições da EBD para o primeiro trimestre/2012.
As lções foram escritas pelo pastor Lécio Dornas, que atuou como líder eclesiastico da Igreja Batista do Fonseca de Niterói até 01/01/2012.
A proposta das lições se baseia no livro de Filpénses, observando acima de tudo , a situação em que foi escrita, ou seja, Paulo estava preso, quando escreveu esta carta tão abençoada e motivadora, que é dificil entender como havia tanta alegria quando na prática não havia aparentemente  motivos para experimentar prazer em servir a Deus, estando preso e sem culpa nenhuma para viver naquela situação.
Abaixo segue a transcrição parcial da  apresentação que está na página 26 da revista Palavra e Vida , no desejo de incentivá-lo à  participar do estudo das lições da E.B.D (Escola Bíblica Dominical).
"Paulo estava com absoluta convicção em Roma. E ele estava preso lá. Hoje, em Roma é encantador ver os monumentos e a conservação de algumas estruturas antigas, como o forúm romano, teatro e prédios. Visitando aqueles lugares , todos são de beleza inigualável.
Encontra-se cenários da estrutura romana antiga, que levam o turista as lágrimas. Então, numa rua pequena, indo em direção à praça do forúm romano, o visitante passa numa rua bem pequenina, que vai dar acesso a um largo que é muito grande. A esquerd, está a prisão onde Paulo esteve encarcerado.Se você entrar naquela gruta, uma rocha com entrada lá em baixo, você poderá sentir o que era ser um prisioneiro do 1º século da era cristã". 
Pois foi exatamente nesta circunstância que nosso amado apóstolo escreveu uma carta tão emocionante e encorajadora.
PARE E PENSE
Atualmente, temos membros nas igrejas literalmente marcados pela tristeza, decepção, desânimo  e que, se experimentassem só um pouquinho do sofrimento de Paulo, já teriam deixado de ser cristãos há muito tempo.
Queremos desafiá-lo para comparecer em uma das igrejas que integram a Convenção Batista Brasileira, do setor Fluminense, para ter a oportunidade de estudar 13 lições sobre o livro de Filipenses, e experimentar as marcas da alegria e com certeza irá impactar sua vida.
Fica o de desafio: ou você permite que a Palavra de Deus marque sua vida com alegria ou você fica sem a Palavra marcado pela tristeza. Você decide.
Feliz Ano Novo/ Feliz 2012

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O CHAMADO DE UM LÍDER

Isaias 6.8- "Eis-me aqui, envia-me a mim"
"Deus tinha mensagem e estava procurando um mensageiro. Deus lançou um chamado genérico, que se dirigia a qualquer um, mas Isaias o tomou como sendo para si. Ele respondeu por três motivos, qur fazem com que um chamado se torne divino:

1- OportunidadeNós percebemos um tempo específico em que nós podemos fazer a diferença. Isso tem haver com o tempo oportuno(v.1);
2- Habilidade-  Nós reconhecemos que nós temos os dons divinos para fazermos alguma coisa a respeito dessa necessidade. isso tem haver com competência.(vs 6-7);
3- Desejo- Nós queremos ir ao encontro dessa necessidade e resolvê-la Nossa fome  nos induz a isso. Isto tem haver com paixão (v.8).
Transcrito da Bíblia Liderança Cristaã- de John Maxwell

Para pensar e refletir: 

Isaias teve uma visão de Deus(vs1-4), uma visão de si mesmo(5-7) e uma visão do ministério(v 8)
Um líder preciso ter um encontro com Deus, senão ele vai liderar por conta própria, com os amigos, porém sem contar com Deus.
Um líder precisa ter uma visão de si mesmo. Isaias reconheceu que era pecador , e que estava distante do Senhor. Existem crentes que estão próximos das pessoas , mas distantes da Palavra de Deus. Se o líder não sabe onde está, para qualquer lugar que ele levar seus liderados, será um bom lugar.
Um ano da parte do Senhor toca em Isaias e tira o  seu pecado.Para servir a Deus é preciso deixar que Ele tirar a sujeira.Santidade tem um preço.            Diante do convite, Isaias deu uma resposta. Quando Deus nos chama Ele espera uma resposta. Isaias disse: "eis aqui, envia-me a mim". E você: qual é a sua resposta?

segunda-feira, 25 de julho de 2011

UMA IGREJA ALICERÇADA NA PALAVRA -Lição nº 1

Texto básico: Mateus 16.13-19

" Indo Jesus para os lados de Cesária de Felipe, perguntou a seus díscipulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros : Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. mas vós, continuou  ele, quem dizeis vos que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse; Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.Então , jesus lhes afirmou: bem-aventurado és, Simão barjonas, porque não foi a carne e o sangue que to revelaram, mas meu pai, que está nos céus.também te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra  edificarei a minha igreja,e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.dar-te-ei as chaves  do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus."
O Brasil tem inumeras editoras que produzem Bíblias em diversos tamanhos, cores e traduções, mas se não lermos a Palavra de Deus, outras palavras podem se tornar o fermento de uma igreja que tem tudo e pode não ter nada.
A base (alicerce) da Igreja é Jesus Cristo, não outro fundamento. Os cristãos não discutem esta verdade, mas na prática, vão colocando gradativamente outras bases, que infelizmente vão escondendo e escamoteando a pedra de esquina.
O autor da lição aborda três aspectos significativos deste alicerce:
1-Uma igreja alicerçada na Palavra valoriza suas raízes
A Igreja foi edificada na Rocha, que os edificadores rejeitaram e que infelizmente muitos também rejeitam. Há muitos realizando a obra de Jesus, sem a presença Dele. São igrejas com aparência de pessoas convertidas, salvas e convictas, todavia o cotidiano revela que Jesus está longe igreja ou a igreja está longe de Jesus.
O Jesus histórico e a história de Jesus, precisa ser em nossas vidas, uma experiência real,que ultrapassa os limites do conhecimento textual( a letra mata), é preciso existir assentimento em nossas coração, para que a história , não seja apenas informação,porém realize em cada um, transformação radical.
"Pedro disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo"- a raiz da igreja está nos céus, onde o Pai e o Filho estão juntos e o Espírito Santo, está em cada um de nós , que o recebeu.
Sem raiz ela pode morrer.
2- Uma igreja alicerçada na Palavra investe no presente com olhos no futuro-
É preciso pensar e repensar em nossa prática, a fim de que possamos alcançar os perdidos. Eles não vêm a igreja, então igreja precisar sair das quatro paredes. Cada igreja precisa reveler sua prática, sem esquecer que jesus é o modelo e  referencial.Precisamos ser relevante aonde estamos.Em João 10.10 as Escrituras afirmam" que o diabo veio matar, roubar e destruir". Não basta estar no templo, mas é necessário ser igreja fora do templo em todo o tempo.
O futuro já começou ontem, hoje é o presente , então o futuro já chegou.
3- Uma igreja alicerçada na Palavra é abrigo para os exilados da fé-
Se a vida fosse fácil, Jesus não diria: "tende bom Animo eu venci o mundo"
 Pensando bem, a igreja é um campo de refugiados em Cristo Jesus, no entanto, muitos pregadores  escondem debaixo dos tapetes , a realidade crua e nua do nosso dia-a-dia.
Prega-se por aí, que:                                                                                                                  a- Fomos chamados para ser cabeça e não calda.
b-Todo crente é um pastor
c- Cada um deveria fundar uma igreja
Por isso nas  palavras do pastor Vanderlei 
"Quando passa a empolgaçãio e não comtemplam as coisas acontecendo conforme prometidas, distanciam-se, dilsiludem-se e se revoltam contra Deus e tornam-se inimigos da igreja, exilando-se dela".
Muitos estão nas igrejas por adesão, mas sem compromisso.Querem ver as coisas acontecer, mas não estão dispostos a dar sua parcela de contribuição.
Em Romanos 8.31-39, nos diz que nada vai nos separar do amor de Jesus, porém há muitos, por motivos banais desistem, ficam desiludidos e preferem deixar a igreja.