segunda-feira, 19 de julho de 2010

ESTUDOS DA ESCOLA BIBLICA DOMINICAL - 3º Trimestre/2010- Para Jovens e Adultos

Venha participar dos estudos da  revista PALAVRA e VIDA ,editada pela C.B.F(Convenção Batista Fluminense).
Os estudos deste trimestre foram escritos pelo pastor Ronaldo Gomes de Souza , da Igreja Jardim Aeroporto, desde 22 de fevereiro de 1987.

O tema central das lições é "QUEM É DEUS E O QUE ELE ESPERA DE NÓS- um estudo no livro de Salmos.
As lições tem por titulo:
1ª-Deus- o bom pastor- texto bíblico - Samo 23
2ª- Deus- a fortaleza- texto bíblico- Salmos 46e 91
3ª- Deus-Aquele que faz maravilhas- texto bíblico Salmo 66
4ª-Deus- Aquele que a tudo transcende- Salmo 139
5ª- Deus-Aquele que escuta o aflito- texto bíblico Salmo 116
6ª-Deus- O rei de toda a Terra
7ª-Obediência à palavra de Deus- Salmo 119
8ª-Sede de Deus-Salmos 42 e 43
9ª-Arrependimento- Salmo 51
10ª-Bons Frutos-Salmos 1 e 15
11ª-Gratidão-Salmo 103
12ª-Tstemunho-Salmo 126
13ª-Adoração-Salmo 100

A nossa Escola Bíblica Dominical funciona todos os domingos das 8h30 às 9h30 da manhã.
Igreja Batista em Jardim Progresso
Rua Petropólis 1705- Trindade
São Gonçalo/RJ

Se desejar nos conhecer um pouco mais, clique no blog:

Romeu José Tavares


sábado, 10 de abril de 2010

MUITOS PRECISAM E QUEREM RECOMEÇAR

Parece incrível, mas não conseguimos sair do lugar. Rio de janeiro, Niterói e São Gonçalo, vivem o drama da dor, tristeza e solidão que muitos de nós, não conseguimos imaginar.Os moros do Rio de janeiro e as cidades metropolitanas, revelam o retrato da distância. De um lado eles estão por cima e nos olham de cima, porém grande parte da população das comunidades carentes vivem com muito menos esperança do que os que estão embaixo.Portanto,é preciso primeiro pensar onde vamos ou iremos construir nossas casas ou moradias? a resposta define não só a esperança do presente , mas a vida futura.
Graças a Deus há no povo brasileiro, a solidariedade , mas precisa haver também um proximidade comprometida. Ajudamos na dor, mas não trabalhamos para mudar a cor do nossa nossa triste realidade.Depois eu continuo...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A RECONSTRUÇÃO DOS MUROS DE JERUSALÉM E A REALIDADE DA DESTRUIÇÃO DO HAITI- 1ª parte

Estamos vivendo diante de uma tragédia sem precedentes, quando no último dia 12 de janeiro/2010, um terremoto varreu o país, principalmente, Porto Principe,a capital.
Se olharmos para o capítulo um de Neemias, perecebemos de inicio, que há um paralelo separado pelo tempo cronológico , porém muito próximo em relação a dor e a miséria do povo. Jeruslém e Haiti
1º- Neemias 1:3- Afirma que aqueles que ficaram do cativeiro estão em miséria e desprezo. Não é diferente dos haitianos que sobreviveram, pois como eles mesmos dizem:nós não temos nada. Eles estão vivendo um vazio e fisico e principalmente existencial.
PARA PENSAR: Há , entre nós, brasileiros, muitos haitianos, ou seja, sobreviventes da miséria que também precisam de ajuda.
PARA REFLETIR: No meio dos escombros da dor e das , sentem-se chamados para ajudar. Como é bom saber que Deus chama e convoca quem Ele quer. Infelizmente, alguns se foram.
PARA LEMBRAR: No jornal de missões mundiais de Julho/Agosto-2009, traz a informação de que uma caravana de 40 brasileiros seguiram para o Haiti, entre o final de junho e início de julho de 2009.
COMO AJUDAR? você pode entrar em contato com a junta de Missões Munidias, através do site: www.jmm.org.br ou através das contas indicadas pelos noticiários.
NOTA: Nós estamos procurando fazer a nossa parte e você?

terça-feira, 6 de outubro de 2009

UMA VIDA PRECIOSA

UMA VIDA PRECIOSA
Texo básico Atos 20:17-27
Mensagem pregada no culto da noite
Igreja Batista em Jardim Progresso
Trindade- São Gonçalo/RJ
Nota: Um esboço resumido da mensagem
Introdução:
Todos entendemos que aquilo que é precioso custa muito caro, brilha, reluz, mas prefiro dizer que tudo o que é precioso faz falta e provoca uma sensação de ausência.
Nós somos o país que vende as suas riquezas por bagatelas,porque há dentro circulo político,líderes que preferem privatizar o que está dando certo e abandonar o que realmente precisam de ajuda.
Nós somos o país do pré-sal que vai gerar uma enorme quantidade de empregos, mas também vai alimentar a fome dos corruptos, que vivem das chances de ter tudo, fazendo muito pouco.
Nós somos o país , onde muitos entram na Amazônia,exploram a nossa fauna e depois querem registrar plantas como sendo propriedade deles.
Nós somos o país onde muitos atualmente conseguem reconhecer que aqui tem muita coisa boa e bonita pra ser vista , sem desmerecer outros países ,abençados tanto quanto, a nossa terra chamada Brasil.
Desenvolvimento:
1- Uma vida preciosa é aquela que reconhece a necessidade de termos um bom comportamento . Veja versículo 18
Nunca esqueci certa vez, quando o pastor Olavo Guimaraes Feijó, disse sobre a importãncia de termos uma postura ministerial. Todos nós precisamos ter cuidado com a nossa trilha sonora cotidiana. O nosso andar também fala , prega e desprega.
2- Uma vida preciosa é aquela vivida com alegria- Quando Jesus transmitiu o sermão do monte, nos ensina o que é ser feliz, mas nem sempre nós aprendemos, até porque, há momentos , por diversas circunstâncias, muitos não querem ser felizes.
O bom livro para lermos sobre o assunto, é "Vivendo com Propósitos" de Ed René Kivitz(editado pela Mundo Cristão), que disse:" felicidade é muito mais um jeito de ir, do que aonde queremos chegar". Tem muita gente que quer chegar, não importa se vai atropelar ou machucar alguns no meio do caminho.
3- Uma vida preciosa é aquela que entende as prioridades da vida.É dramático quando, nós andamos sem entendermos estes aspectos. O famoso pastor Larry Coy, quando ministrou seu curso "Conflitos da Vida" no Brasil , diz que as prioridades da vida são:
1- A vida;
2-O casamento;
3- A família;
4-A profissão;
5-O ministério
Quando aprendemos a definir nossas prioridades,a sensação de perdido e confusão passa.
Nós evangélicos comentemos erros que produzem sequelas pra vida toda. Muitos pastores e líderes valorizam o ministério do começo ao fim, causando frustração, principalmente, na família.
4- Uma vida preciosa é aquela que cumpre com alegria a carreira- versiculo 24
Carreira- significa - curso/trajetória/caminho
Carreira- significa também profissão- sua esfera de atividade
Qual é a tua carreira/ Qual é a tua profissão?
No passado muitas mulheres sonhavam com um princípe chegando em um cavalo branco, mas hoje, nem de charrete elas querem; todavia se você chegar com um carro 1.0- pode ser um bom começo, mas se for 1.4 -já avançou , porém se for 2.0 e tração nas quatro rodas, não temos nada mais para discutir.
O apóstolo Paulo era um fabricante de tendas Atos 18:3
Muitos acham que se poderão servir a Deus se estiverem no ministério.isto não é verdade. é apenas um mito que precisa ser repensado.Sua priofissão é e pode ser uma benção para você, sua família , sua igreja e a comunidade.
5- Uma vida preciosa é aquela que cumpre com alegria o ministério- verso 24
Qual é o teu ministério na igreja? Qual é o teu dom espiritual?
Quantos entram na igreja e não se envolvem com nada, literalmente nada
Leia Efeios 4:11;I Corintios 12:6-8;12:28 ; Hebreus 12:6-8; I Pedro 4:9-10
Conclusão
O objetivo final de uma vida preciosa de acordo com o texto básico é uma vida disposta a testemunhar.
O comportamento, a alegria, a carreira e o ministério é para tetemunhar do amor de Deus em nossas vidas.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

SER PAI:UMA TAREFA DIFÍCIL,MAS GRATIFICANTE

"Filhos,obecedei sa vossos pais no Senhor,pois isto é justo.
Honra a teu pai e tua mãe( que é o primeiro mandamento com promessa),
para que te vá bem, sejas de longa vida sobre a terra.E vos pais não provoqueis
a ira, mas criaí-os na disciplina e admoestação do Senhor".
Efesios 6:1-4
Ser pai é um grande desafio. Normalmente , quando nos casamos não estamos preparados para ser pai. Uma grande maioria dos homens, estão preocupados com o embalo e alegrias da vida conjugal, todavia nos esquecemos que a lua de mel, não é para a vida toda.
Com os avanços da ciência,podemos planejar nossos filhos, o que para a maioria dos nossos pais, era impossível. Eles (pais e avós), fizeram o melhor que podiam para nos educar e nos dar um pouco mais daquilo que não tiveram ou sonharam.
Sabiamente, o apóstolo Paulo escreveu orientando aos filhos para obedecerem seus pais, porque isto é justo.Nós vivemos rodeados de injustiça. Então deveriamos ensinar-lhes que obediência é um remédio contra uma série de perturbações e crises futuras.Infelizmente,muitos colegas dos nossos filhos são críticos quando eles nos obedecem. Eles chamam filhos de caretas.Aqueles que permanecem firmes , dão frutos conforme as promessas da Palavra de Deus no Salmo 1.
Ser pai hoje,é uma experiência totalmente diferente de quarenta anos atrás. Com o avanço da tecnologia muitos pais estão desligados,porém nossos filhos estão on line.Muitos pais não oram em oculto, mas nossos filhos estão em silêncio no orkut.
Criar os filhos na disciplina admoestaçaõ do Senhor é um grande desafio.
Não podemos esquecer que nossas casas é um porto seguro, e não há presente melhor para um pai, do que ver seu filho/filha feliz. Eles são herança do Senhor, um dia vão levantar e seguir o caminho deles, mas enquanto estiverem sob a nossa tutela, a responsabilidade é nossa.
Feliz Dia dos Pais
09/08/2009

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

LEVANTA E ANDA- 1ª parte- Somente o esboço

Texto da reflexão: Miquéias 2:1-10
Texto básico central: "Levantaí-vos e andai,porque não sera aqui o vosso descanso,por causa da corrupção que destrói,sim, que destrói grandemente".
Miquéias 2:10
PARA PENSAR : Não existe missões, sem compromisso com a evangelização local. Se fecharmos os nossos olhos para o nosso contexto social, nossa caminhda de evangelização será míope. Por outro lado, se acharmos que iremos salvar o mundo e resolver todas as questões sociais da nossa comunidade, seremos igrejas eternamente frustradas.
Introdução:
A corrupçaõ, violência e ausência de uma espiritualidade centrada no encontro com o Senhor Jzesus, refletem a necessidade de uma urgência evangelística /missionária.
1- O Contexto histórico
O tempo de Miqueias, não era muito diferente do nosso .Havia corrupção, pobreza e miséria que foram denunciados pelo profeta. Quem atualmente, denuncia?
2- Desenvolvimento
2.1- Levanta e anda, porque existem muitos cobiçosos e violentos- versículo 2
A consequencia desta atitude- Deus tem uma resposta- versículo 3
2.2- Levanta e anda- será que aqui não existe ninguém na congregação(igreja) que aceite o desafio? versículo 5
As vezes nossos discursos(sermões)podem ficar no vazio. Quem é que acredita?
2.3-Levanta e anda para não restringir o Espírito Santo- versículo 7
ITessalonicensses 5:19 e 20
2.4-Levanta e anda porque nossos mulheres e filhos correm perigo- versículo 9
2.5- Levanta e anda porque aqui não será o vosso descanso- versículo 10
Conclusão
Levanta e anda é o desafio para aqueles que estão cansados da violência urbana. Você está cansado ou já se acostumou?
Levanta e anda é o desafio do espírito santo para quem quer deixar deus agir
Levantar e andar é a atitude daqueles que sabem que aqui não é o nosso descanso
Romeu José Tavares

quinta-feira, 21 de maio de 2009

QUANTO CUSTA SER DIFERENTE?

"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" Romanos 12:2

É preciso de muita coragem para ser diferente, de pagar o preço de ser díscipulo de Jesus, em contraste com o padrão deste mundo.
O primeiro desafio, é o dinheiro, pois em muitos momentos fala muito mais alto, precisa ser deixado de lado, não que precisemos dele, mas a maneira como é conseguido.Muitos jovens querem dinheiro fácil , atropelam e são atropelados pela malícia,astúcia e engano.Nós podemos ganhar muito dinheiro, porém de maneira honesta.
O segundo desafio ,é ser realmente quem somos.Tirar a máscara. Tem gente que vive na cola dos outros.Gente que sempre colou na escola, mas quando chega o dia de provar que aquelas notas eram fruto do nosso esforço, o que estava escondido é revelado. Muitos jovens cristãos , que frequentam sistematicamente a igreja, não querem nada com o estudo.
Por último, o apelo do sexo,visto das páginas das revistas pornográficas, nas telas dos cinemas e DVDs e nas rodinhas das escolas e faculdades. muitos homens contam histórias como se fossem he´róis que fazem e aconteem, mas se esquecem que a vida é um dom de Deus, e que ninguém tem o direito de usar e abusar dos outros. o seco dentro dos planos de Deus é a expressão mais sublime que um casal ( homem e mulher) podem experimentar, mas é preciso aprender a esperar.
Esta é uma transcrição do boletim de 15,16 e 17 de maio/2009 da Igreja Batista em Jardim Progresso,
quando foi realizado o Congresso da nossa juventude IBAJAP